Quantcast
conferências

Conferência DH: A nova era do marketing colaborativo

Conferência DH: A nova era do marketing colaborativo

A revista DISTRIBUIÇÃO HOJE organizou a sua terceira conferência, desta vez sobre ‘Novas Formas de Chegar ao Consumidor’ e integrada nas manifestações paralelas da Alimentaria&Horexpo Lisboa a decorrer na FIL.

A conferência incluiu uma mesa redonda com um conjunto de intervenientes moderados por José António Rousseau, consultor e professor univesitário, à volta do tema ‘Como comunicar para atingir o consumidor em todos os pontos de de contacto em que este se encontra’.

Perante um auditório repleto de profissionais da distribuição e produção no Pavilhão Multiusos da FIL, José António Rousseau começou por lançar a discussão afirmando que, cada vez mais, “os consumidores estão parametrizados nesta nova era de inovação e participação, em que o marketing produto ou de consumidores, deu lugar ao marketing colaborativo”. Trata-se de um “marketing 3.0”, como o denominou o moderador para início de debate.

 

O consumidor colaborativo já é um dos focos do marketing da Staples Portugal como revelou Ana Paraíba, responsável de Comunicação da insígnia de produtos de escritório e ensino. “Estamos a entrar no marketing colaborativo com a criação de engagement, mesmo sabendo que os utilizadores da rede social Facebook nossos ‘amigos’ poderão não ser todos nossos clientes”, acautelou.

João Paulo Girbal, presidente da direcção da Centromarca, reforçou que “a internet, a mobilidade e as novas redes sociais são a nova fórmula sustentável para o marketing das marcas, na tentativa de agradar aos consumidores”, no que foi seguido por Márcio Dimas, da direção da Popai Portugal, que lançou que “os produtos já podem saír do ponto de venda e ganhar portabilidade”.

 

Também interveniente na mesa-redonda, Vítor Domingos, consultor tecnológico da NextPower, garantiu que “o melhor marketing é feito pelos consumidores nos seus computadores e telemóveis”, no que foi secundado por José António Rousseau que, a resumir o debate, disse que “os ‘amigos’ nas redes sociais são os novos marketeers cabendo às marcas influenciá-los”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever