Na sequência da publicação da portaria n.º 71/2020, referente a restrições no acesso e na afetação dos espaços nos estabelecimentos comerciais e nos de restauração ou de bebidas, a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), enquanto interlocutor da indústria dos Centros Comerciais em Portugal, informou que os seus associados estão “preparados para garantir o cumprimento das novas regras para a entrada em espaços comerciais a partir desta segunda-feira”.
“Sendo a saúde pública uma das principais preocupações dos operadores económicos associados da APCC, estes têm acompanhado com preocupação os desenvolvimentos desde surto epidemiológico e compreendem a apreensão dos diversos lojistas e seus colaboradores, bem como os pedidos manifestados para o encerramento dos centros”, refere a APCC no comunicado.
Neste âmbito, a Associação estabeleceu, desde a primeira hora, um canal de comunicação direto e permanente com a Direcção-Geral da Saúde (DGS), tendo os seus associados implementado todas as medidas decretadas pelas autoridades de saúde e governamentais.
A APCC salienta ainda que os seus associados “mantêm a monitorização contínua da situação e aguardam novas indicações por parte das autoridades de saúde e governamentais relativamente a medidas futuras de condicionamento da operação dos Centros Comerciais”.
Recorde-se que a portaria estipula um limite máximo de ocupação de quatro pessoas por cada 100 metros quadrados de área destinada ao público.