A Black Friday ajudou a John Lewis a bater um dos seus maiores recordes de sempre, com as vendas online a aumentarem 15,5%. De acordo com o The Guardian, na semana que terminou a 28 de novembro, o retalhista arrecadou 187,7 milhões de libras, um crescimento de 4,8% face ao período homólogo.
De acordo com o retalhista, a Black Friday, em particular, foi o melhor dia de todos, com vendas 11,9% superiores às de 2014, mas o dia seguinte foi marcado por um crescimento nas visitas às lojas físicas, que no sábado registaram um incremento nas vendas de 9,3%.
Segundo o The Guardian, os números da John Lewis mostram precisamente aquilo que alguns retalhistas já haviam registado como padrão de consumo em anos anteriores: os clientes preferem pesquisar online e aproveitam os descontos da Black Friday, mas visitam as lojas físicas dos retalhistas, que estendem as suas promoções a todo o fim-de-semana.
“Na hora de pico da Black Friday, passaram pelos centros de distribuição da John Lewis cinco itens por segundo, com a companhia a processar 18% mais parcelas do que na Black Friday do ano passado e no fim-se-semana que lhe seguiu”, refere.