Foi criada em Portugal pelo Build Up Labs, estúdio de startups do grupo ComOn, para revolucionar a forma como compramos brinquedos e agora parte à conquista dos EUA. Falamos da app ToyToy, uma aplicação que, segundo os seus criadores, “permite encontrar o presente ideal para qualquer criança”.
“Pela sua dimensão e variedade de oferta, os EUA foram o mercado escolhido para a fase de implementação. Este Natal, as compras fazem-se de maneira diferente”, referem os responsáveis pela ideia. “A compra de brinquedos é um comportamento muito pouco impulsivo. Ocasiões especiais como o Natal ou o aniversário estão, geralmente, na origem da compra. A existência de uma lista facilita todo o processo”, acrescentam.
Para justificar o ‘kick off’ da app nacional nos EUA, os seus criadores referem que só no ano passado “o mercado de brinquedos gerou mais de 84 mil milhões de dólares, 25 mil milhões dos quais, só nos Estados Unidos. Um mercado gigante onde, apesar da competitividade, ainda há espaço para um crescimento regular e sustentado.”
“As compras através de dispositivos móveis aumentaram 47% nos últimos três anos e espera-se que, em 2017, representem 25% do comércio digital nos Estados Unidos. Estamos a aproveitar o facto de a maioria das marcas de brinquedos ainda não ter entrado neste setor”, refere Rui Gouveia, fundador da Build Up Labs. “Com a nossa app, o processo de compra será otimizado através de um algoritmo que recomenda brinquedos com base nas preferências do utilizador. A app vai aprender com cada ‘swipe’[movimento de deslize, semelhante ao que acontece noutras aplicações, como o Tinder] e, assim, afinar as recomendações”.
Para já, a ToyToy disponibiliza uma oferta de 5000 brinquedos dos principais retalhistas, que deverá ser alargada em breve.