Tecnologia

Amazon Web Services abre ponto de presença do Amazon CloudFront em Portugal

Amazon Web Services abre ponto de presença do Amazon CloudFront em Portugal

A Amazon Web Services (AWS) já inaugurou a primeira infraestrutura física do serviço Amazon CloudFront em Portugal, na cidade de Lisboa. A empresa justifica a estratégia de abertura do novo ponto de presença (PoP) na Europa com a “adoção rápida” da utilização da cloud por parte das empresas portuguesas.

Em declarações ao Jornal Económico, o diretor-geral da AWS para a Europa do Sul explicou que este PoP “vai oferecer a todas as organizações do país uma entrega mais rápida de conteúdos e uma proteção adicional de cibersegurança”.

“A AWS conta com alguns dos negócios mais conhecidos e em rápido crescimento em Portugal e apresenta entre os seus clientes a EDP – Energias de Portugal, Feedzai, Globalvia, Grupo Impresa, Jumia, Lusiaves, Miniclip, Prodsmart, OutSystems, Unbabel e Uniplaces, assim como organizações do setor público, como a Câmara Municipal do Porto”, revelou ainda Miguel Alava ao semanário.

O Amazon CloudFront é uma rede de entrega de conteúdo (Content Delivery Network) que distribui aplicações, dados e vídeos aos clientes e, em simultâneo, disponibiliza funcionalidades avançadas através de APIs (Application Programming Interfaces). O serviço é integrado a serviços da AWS como Amazon S3, Amazon EC2, Elastic Load Balancing ou Amazon Route 53.