A gigante do comércio eletrónico Amazon está a mudar a sua frota de distribuição rodoviária. Segundo o noticiado, a empresa adquiriu 50 camiões totalmente elétricos que irão agora entrar ao serviço.
De acordo com o anunciado, a nova frota fará distribuição no Sul da Califórnia, sendo a maior frota eletrificada da marca nos Estados Unidos, sendo um primeiro passo da Amazon para descarbonizar as suas operações.
Estes camiões irão fazer a recolha de contentores e transportá-los-ão até aos espaços de armazenagem da Amazon, sendo depois a distribuição de última milha assegurada por carrinha de dimensões mais reduzidas também elas elétricas.
Segundo o noticiado, a Amazon disporá já de uma frota de 15 mil carrinhas de emissões zero, prevendo que este número chegue aos 100 mil no decurso dos próximos seis anos.
“O transporte pesado é uma área particularmente difícil de descarbonizar, o que nos deixa ainda mais animados em ter estes veículos nas estradas hoje. Usaremos o que aprendemos com a implantação desses veículos à medida que continuamos a identificar e investir em soluções para reduzir as emissões na nossa rede de transporte e impactar a sustentabilidade na indústria de camiões de forma mais ampla”, disse Udit Madan, vice-presidente de Operações Mundiais da Amazon
Combinados, espera-se que esses camiões agora postos em funcionamento viajem mais de 1 milhão de milhas a cada ano com zero emissões.