O inquérito da Cetelem revela ainda que são as mulheres que iniciam as compras com maior antecedência, quando comparado com os homens. Enquanto 43% das mulheres começam a preparar o Natal com um mês de antecedência, 51% dos homens fá-lo duas semanas antes. A análise mostra ainda que são os indivíduos do sul (56%) e do Porto (52%) que mais optam por fazer compras duas semanas antes. As regiões com maior planeamento são a zona norte e centro, onde 42% e 44% dos inquiridos, respetivamente, iniciam as compras até um mês antes.
“O facto da maior parte dos consumidores portugueses iniciar as suas compras de Natal até duas semanas antes, justifica-se pelo facto de ser nesta altura que a maioria recebe o subsídio de Natal. Como sabemos 82% dos consumidores revelou que recorre ao subsídio de Natal para fazer as comprar presentes e como tal, é natural que só o façam depois de o receber”, afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.
Um dado também a destacar é o facto de 25% dos inquiridos afirmar que costuma esperar pelas promoções e saldos após o Natal.