A Unicer vai fechar a fábrica de refrigerantes de Santarém e despedir 140 trabalhadores como resultado de uma reestruturação: 70 da unidade de refrigerantes e outros 70 da unidade de produção da empresa em Leça do Balio.
Numa nota enviada às redações, a empresa justifica a decisão com a retração de alguns mercados onde está presente, sobretudo o angolano, onde ainda assim vai “manter os seus compromissos” e prosseguir com o projeto de construção de uma nova unidade de produção, uma vez que Angola é considerado um mercado “prioritário” para a companhia.
“A redução no volume de negócios da empresa, subjacente a uma quebra no mercado cervejeiro angolano que se estima em 30%, terá impacto no desempenho de 2016, com o exercício de 2015 ainda a beneficiar dos efeitos de um rigoroso plano de contenção de custos oportunamente implementado”, referiu a empresa.
A decisão de encerramento da unidade de produção de Santarém terá sido também resultado dos “baixos níveis de utilização da capacidade instalada”. Para além disso, a Unicer revela que pretende focar-se nos seus negócios estratégicos, recorrendo a um parceiro para a produção das suas marcas de refrigerantes e reajustando a capacidade produtiva global.
Quanto aos colaboradores dispensados, a Unicer refere que 10 poderão ser integrados no Centro de Produção de Leça do Balio e outros 25 poderão vir a trabalhar com o parceiro de negócio que passará a assegurar a produção e enchimento das marcas de refrigerantes.