Bebidas

Pernod Ricard reforça presença em África

Vendas da Pernod Ricard crescem 7,8% no 1.º semestre

A Pernod Ricard, segunda maior companhia de vinhos e espirituosas do mundo, presente em 13 países africanos, e a Jumia, líder no comércio eletrónico em África, anunciaram o fortalecimento da sua parceria, com a Pernod Ricard a adquirir uma participação na Jumia, tornando-se um acionista estratégico.

Este acordo permitirá à Pernod Ricard crescer em África, desenvolvendo a presença das suas marcas no segmento fora de casa em todo o continente. Em contrapartida, a Jumia disponibilizará as suas plataformas digitais, de logística e pagamento para construir a nova rede de distribuição.

As duas empresas já haviam encetado uma colaboração em 2016, com o objetivo de lançar a plataforma Jumia-Party, sendo este acordo agora firmado semelhante ao que a Jumia e Carrefour celebraram em novembro passado.

“A Pernod Ricard fez de África a sua nova fronteira, como mostram as sucessivas aberturas de subsidiárias nos últimos anos. A nossa estratégia é orientada para o consumidor e esforçamo-nos para fortalecer o nosso crescimento neste continente muito promissor. A Jumia é a parceira ideal, já que o digital e e-commerce representam verdadeiros aceleradores estratégicos nesta região para nós”, refere Gilles Bogaert, CEO para os EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e LATAM (América Latina) da Pernod Ricard.

Além da sua plataforma de serviços on-line, a Jumia também opera uma plataforma de entregas de restaurants – Jumia Food -, bem como uma plataforma de reservas de hotéis – Jumia Travel – que juntas representam cerca de 25.000 estabelecimentos em África. A partir de agora, a Pernod Ricard poderá contar com esta rede para desenvolver a presença das suas marcas no segmento fora de casa.