Quantcast
Produção

“A Marca Açores é, sem qualquer dúvida, um caso de sucesso no que diz respeito às marcas territoriais”

“A Marca Açores é, sem qualquer dúvida, um caso de sucesso no que diz respeito às marcas territoriais”

Bruno Belo, Diretor Regional do Empreendedorismo e Competitividade dos Açores, faz um balanço do trabalho desenvolvido pela Marca Açores, assegurando que a ideia é reforçar e aprofundar a parceria entre governo regional e marcas e empresas do arquipélago. Confira a entrevista do responsável açoriano à DISTRIBUIÇÃO HOJE.

 

Durante os últimos anos, a Marca Açores tem vindo a crescer e afirmar-se no plano nacional e internacional. Sentem que é já um projeto muito maduro?
A identificação da Região com uma marca sinónima de qualidade, que diferencia produtos e serviços a partir dos principais atributos que nos identificam, nomeadamente a natureza, o importante valor ambiental, a diversidade, a sustentabilidade e métodos de produção singulares e autênticos, estão na origem da estratégia de implementação da Marca Açores que visa o acesso e fidelização de mercados, induzindo valor acrescentado aos produtos e serviços açorianos, o que, por sua vez, permite o fomento da base económica de exportação, contribuindo para o desenvolvimento das nossas ilhas. Desde o seu início, em janeiro de 2015, e, até hoje, a dinâmica da Marca Açores tem vindo a evoluir e são muitas as formas de comunicação e de promoção da Marca. A comunicação através das redes sociais e do audiovisual; a dinamização de eventos de ativação de marca; o estabelecimento de novas parcerias comerciais e institucionais; a participação em feiras nacionais e internacionais; eventos de business to business e eventos direcionados ao consumidor final são algumas das vantagens da adesão ao selo Marca Açores. O que temos notado é um maior conhecimento dos nossos produtos e serviços, nos diversos mercados: regional, nacional e internacional, que deve ser sempre dinamizado numa procura constante de novos mercados que acrescentem valor às nossas empresas. A Marca Açores, sendo uma marca com nove anos, é hoje, sem qualquer dúvida, um caso de sucesso no que diz respeito às marcas territoriais, não descurando, no entanto, a necessidade do contínuo trabalho de promoção e valorização.

Têm já um elevado número de empresas aderentes à iniciativa. Como têm visto o crescimento do interesse no vosso selo?
Atualmente, integram o universo Marca Açores cerca de 300 empresas que têm mais de 6 mil referências certificadas, das nove ilhas da Região. A Marca Açores certifica produtos alimentares, não alimentares, serviços e estabelecimentos, sendo importante sublinhar que mais de 80% das referências que temos certificadas, sempre em permanente atualização e disponíveis no nosso catálogo online são do setor alimentar. Anualmente, registamos índices de novas adesões muito significativos, o que demonstra que a marca continua a ser uma aposta das empresas, e que reconhecem a importância em pertencer a esta identidade regional.

“Atualmente, integram o universo Marca Açores cerca de 300 empresas que têm mais de 6 mil referências certificadas, das nove ilhas da Região”

Há também uma transformação no vosso tecido empresarial, percebendo-se uma crescente aposta na inovação. Sentem que também as empresas se estão a modernizar neste âmbito e à boleia também do sucesso da Marca Açores?
As nossas empresas são e sempre foram empresas resilientes e com uma enorme capacidade de adaptação à realidade. A herança que diariamente nos é dada pelo território que ocupamos, pautado pela vulcanidade e dispersão geográfica, impõe que assim seja e as empresas açorianas têm, sem dúvida, feito um extraordinário caminho de inovação e progresso, mantendo, no entanto, a autenticidade que as diferencia. O tecido empresarial dos Açores tem conseguido, ao longo dos últimos anos, aproveitar os inúmeros apoios disponíveis para a inovação e temos, em conjunto, cada vez mais, conseguido destacar a nossa oferta. De igual modo, assistimos à maior abertura das nossas empresas a novos processos de desenvolvimento e adaptação às necessidades do mercado, bem como aos diversos tipos de consumidores.

“Anualmente, registamos índices de novas adesões muito significativos, o que demonstra que a marca continua a ser uma aposta das empresas”

De que forma têm apoiado o investimento dos vossos associados?
Naturalmente que o que pretendemos é apoiar o crescimento das nossas empresas e por essa via da nossa economia. Além de sedimentar os diferentes mercados onde as nossas empresas já operam, é essencial entrar em novos mercados onde o produto de valor acrescentado, com características e especificidades únicas, como é o produto açoriano, seja efetivamente valorizado. Temos, por isso, apostado em ações profissionais que possam potenciar a entrada das nossas empresas em novos mercados e/ou reforçar a sua presença nos mercados onde já operam. Além destas ações, trabalhamos de forma contínua na procura de novas parcerias, sobretudo no mercado nacional, assim como em eventos de ativação de marca, feiras e missões empresariais. Além do mercado nacional, temos também desenvolvido ações no mercado regional, onde o estímulo ao consumo do que é nosso tem de continuar a ser ativamente trabalhado. Estamos, de igual modo, empenhados na definição de uma nova estratégia da Marca dos Açores, cujo investimento nos possibilitará orientar para novos caminhos, sempre na valorização das nossas empresas e dos seus produtos e serviços, o que constitui um importante instrumento para o desenvolvimento das nossas ilhas.

Sentem que tem existido um crescimento da produção em termos quantitativos e qualitativos e que a qualidade dos produtos e serviços com o selo Marca Açores é também reconhecida?
Temos assistido, nos últimos anos, a um aumento da procura dos nossos produtos, fruto, também, do aumento do turismo na nossa Região. A adesão à Marca Açores, sobretudo no setor agroalimentar, é uma mais‑valia facilmente percecionada pelas empresas que não deixam, no entanto, de valorizar a sua própria marca. O valor da Marca Açores para a economia regional é inequívoco, quer no consumo interno, quer no externo. O facto de ser certificado Marca Açores acrescenta valor na medida em que permite às empresas a entrada num processo de maior divulgação e estímulo em diversos mercados.

“O valor da Marca Açores para a economia regional é inequívoco, que no consumo interno, quer no externo”

Associada ao selo Marca Açores está também uma proposta de valor que assegura, além da qualidade dos produtos e serviços, a sua autenticidade. É este um aspeto central para o sucesso das empresas e da Marca Açores?
Com presença nas nove ilhas dos Açores, a marca “certificada pela natureza” acompanha a tendência natural do mercado, constituindo-se como uma ferramenta de promoção de pequenas e médias empresas, minimizando o impacto da insularidade sobretudo nas ilhas onde o tecido económico é mais reduzido, promovendo, através de diferentes atividades, uma igualdade de oportunidades que leva a Região a novos palcos onde a pequena produção é valorizada e a escassez se torna numa vantagem competitiva em mercados de valor acrescentado. A Marca Açores constitui-se, assim, como uma oportunidade para as empresas açorianas e assume uma inegável importância no desenvolvimento económico da Região. Através da utilização do selo nos rótulos, embalagens e em todo o material promocional dos produtos e de outros materiais logísticos e de comunicação, a Marca Açores constitui uma importante alavanca de diferenciação, de valorização e de aumento da competitividade dos produtos e serviços açorianos, permitindo dar particular visibilidade a características que diferenciam positivamente as nossas ilhas.

Como asseguram qualidade e autenticidade?
A Marca Açores é um selo de origem e a sua certificação é regulamentada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 22/2016/A, de 26 de outubro, que estabelece as normas de utilização do selo Marca Açores, as candidaturas ao sistema de adesão, os critérios de determinação da incorporação regional para os produtos e serviços, os critérios para a adesão dos estabelecimentos com atividades de restauração e bebidas, bem como empreendimentos turísticos com restauração, e o regime contraordenacional da Marca. Cada produto, serviço ou estabelecimento que pretenda aderir ao selo Marca Açores tem uma série de requisitos específicos e adaptados a cada categoria, sendo que as respetivas empresas contam com o apoio e orientação técnica de um grupo de profissionais que, na sua maioria, estão desde o início deste projeto. Um apoio que vai além do processo de adesão e se mantém próximo em todas as etapas das empresas que aderem à Marca Açores, seja através de contacto regulares e diretos, seja através da participação das várias iniciativas que temos anualmente ou ainda através das visitas técnicas que esta equipa faz aos promotores aderentes.

A iniciativa Taste Azores é também um dos marcos emblemáticos do projeto, trazendo ao espaço do território continental algumas das melhores coisas que se fazem no arquipélago. Sentem que é também um projeto maduro e com reconhecimento por parte do público?
O evento Taste Azores Colombo alcançou no ano de 2023 a sua 5.ª edição, confirmando uma vez mais a pertinência da iniciativa que traz a Portugal Continental uma mostra do que de melhor se produz nos Açores e que vai muito além do setor alimentar. Trata-se de um evento B2C que conta com a participação direta das nossas empresas, que dão a conhecer de forma muito própria a Região no seu todo, numa mostra coerente e integrada da nossa oferta nos mais variados setores: alimentar, artesanato, turístico, etc., e a crescente adesão do público de edição para edição mostra claramente que os Açores estão cada vez mais no coração dos continentais e são reconhecidos pela sua diversidade e autenticidade. Este é um evento com tanto impacto que em 2022 promovemos o Taste Azores NorteShopping, que antecedeu o Colombo, e que levou ao Porto esta mostra única e dinâmica. A iniciativa foi tão bem acolhida e teve tão bons resultados que a repetimos em 2023, no final de abril. Trata-se de um evento importante para a promoção da Marca Açores e que se junta a outras iniciativas nacionais e internacionais que permitem aumentar a procura e, por essa via, aumentar a produção e a riqueza das nossas empresas.

Que próximos passos estão a pensar dar no âmbito da Marca Açores? Quais os objetivos para os próximos anos?
Estamos, neste momento, a ultimar a redefinição estratégica da Marca Açores, a qual dará um novo e importante impulso a este projeto. Pretendemos continuar a apostar em novas parcerias, sobretudo no mercado regional e nacional, assim como em eventos de ativação de marca, feiras e missões empresariais, sempre com o objetivo de contribuir ativamente para o desenvolvimento das nossas ilhas.

“Estamos, neste momento, a ultimar a redefinição estratégica da Marca Açores, a qual dará um novo e importante impulso a este projeto”

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever