Quantcast
Produção

Desperdício alimentar é responsável por 10% dos gases associados ao efeito de estufa

Excedente alimentar é responsável por 10% dos gases associados ao efeito de estufa iStock

De acordo com o Movimento Unidos Contra o Desperdício, cerca de 10% dos gases associados ao efeito de estufa (GEE) são causados pelo desperdício alimentar, que consome um quarto (25%) de todos os recursos de água doce do planeta.

“A verdade é que comida em decomposição, por exemplo, em aterros sanitários, liberta metano para a atmosfera, o segundo gás que mais contribui para o aquecimento global. Além disto, os recursos naturais usados na confeção dos alimentos e em toda a sua cadeia de valor acabam também por ser desperdiçados juntamente com a comida”, refere o comunicado de imprensa do movimento cívico.

 

A comunicação indica ainda que, a percentagem dos gases associados ao efeito de estufa provocados pelo desperdício alimentar que, se fosse um país, seria o terceiro mais poluente, sendo apenas ultrapassado pela China e pelos Estados Unidos da América (EUA).

Neste sentido, o Movimento Unidos Contra o Desperdício realça a necessidade de olhar para as grandes players no setor alimentar, mas também para as casas das famílias, de onde vem a maior parte do desperdício de alimentos no mundo, representando, de acordo com dados das Nações Unidas, 60% do total desperdiçado, salienta a nota de imprensa.

 

“As fontes de desperdício são muitas e por isso a mudança tem de partir de todos. Não podemos olhar apenas para as grandes indústrias, quando temos dados que nos dizem que as famílias também são o problema. Assim como não podemos procurar nas famílias culpados. O combate ao desperdício é um trabalho de equipa e é por isso que o Movimento Contra o Desperdício é para nós tão importante. É uma iniciativa que visa envolver todos no processo de mudança de comportamentos e que todos os anos arranja novas formas de combater este flagelo”, afirmou Francisco Mello e Castro, Coordenador do Movimento Unidos Contra o Desperdício.

Segundo a comunicação, o Movimento Unidos Contra o Desperdício vai assinalar o Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimenta, que se celebra a 29 de setembro, com uma conferência, que realiza já há quatro anos, composta por oradores dos diferentes setores de atividade, “de forma a promover o diálogo enquanto força motriz da mudança”. Este decorre no dia 30 de setembro, às 17h30, no Planetário de Marinha.

 

O Movimento conta com mais de 300 entidades e milhares de particulares aderentes, tendo nascido a 29 de setembro de 2020, com o Alto Patrocínio do Presidente da República e com o apoio do Secretário-Geral das Nações Unidas.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever