Quantcast
Produção

Delta Cafés quer experimentar novas variedades de café nos Açores 

Delta Cafés quer experimentar novas variedades de café nos Açores 

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores (SRADR), a Associação de Produtores Açorianos de Café (APAC) e a Delta Cafés assinaram o Protocolo para Experimentação de Novas Variedades de Café na Região Autónoma dos Açores. O objetivo é permitir o desenvolvimento futuro do café nesta região, acelerando a sua produtividade, qualidade e viabilidade económica. 

Segundo explicado, este acordo formaliza o compromisso das três entidades na implementação das ações estratégicas que permitam desenvolver, de forma sustentável, a cadeia produtiva do café nos Açores, por via da experimentação e seleção de novas variedades de café na região.

O protocolo tem a duração de oito anos e estará dividido em sete fases, que incluem o planeamento do estudo experimental nos diferentes campos para a introdução de novas variedades de café e a capacitação, aconselhamento e apoio técnico aos produtores.

“A assinatura deste protocolo com o Governo Regional e com a Delta Cafés representa um passo importante para a concretização da missão da APAC de apoiar os produtores açorianos de café e de continuar a desenvolver nos Açores a cultura de um produto de excelência, com elevado valor reconhecido no mercado que represente um importante contributo para a economia local”, sublinhou Luís Espínola, presidente da APAC.

Por sua vez, o CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, destaca que “com este protocolo, comprometemo-nos não apenas a manter, mas a reforçar o nosso apoio contínuo à comunidade de produtores de café e a contribuir para a criação de valor social, ambiental e económico”.

Recorde-se que a cooperação entre a Delta Cafés, a APAC e Governo Regional dos Açores tem sido desenvolvida desde 2019, num trabalho de diagnóstico, avaliação, aconselhamento técnico e melhoria de todos os aspetos envolvidos na produção, transformação e comercialização. A análise foi compilada num estudo que foi entregue, em maio de 2022, ao Governo Regional dos Açores e à APAC, que atesta a viabilidade e o potencial da região para a produção de café.

Em outubro, a Delta Cafés anunciou o lançamento do primeiro lote de café dos Açores.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever