Quantcast
Pagamentos

Novidades nas transferências bancárias: Confirmação do beneficiário e futuras transferências imediatas

iStock

O Banco de Portugal anunciou dois serviços que pretendem tornar os pagamentos mais seguros e convenientes. A partir de hoje, as transferências bancárias nacionais passam a ter confirmação prévia do beneficiário. A partir do dia 24 de junho, será possível utilizar o número de telemóvel ou o número de identificação em vez do IBAN para transferências a crédito ou imediatas.

Ao disponibilizar aos prestadores de serviços de pagamento um serviço que permitirá a particulares e empresas confirmarem o beneficiário/devedor de transferências a crédito, transferências imediatas e débitos diretos, o Banco de Portugal pretende reforçar a segurança destas operações, ajudando a prevenir transferências e cobranças indevidamente endereçadas, fraudes e burlas, informa em comunicado.

 

Por outro lado, o serviço SPIN, disponível a partir do dia 24 de junho, permitirá utilizar o número de telemóvel ou o número de identificação em vez do IBAN, para iniciar transferências a crédito e transferências imediatas, e, assim, facilitar a realização destas operações.

Estes serviços serão facultados aos prestadores de serviços de pagamento que participam no Sistema de Compensação Interbancária (SICOI), o sistema que processa a generalidade das operações de pagamento realizadas diariamente pelos particulares e pelas empresas em Portugal.

 

Ao disponibilizar estas soluções à generalidade dos prestadores de serviços de pagamento participantes no SICOI, o Banco de Portugal pretende “contribuir para a sua adoção generalizada, em prol de um mercado de pagamentos mais conveniente, mais seguro e mais inovador, em cumprimento da ‘Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho 2025’”, que foi apresentada em outubro do ano passado.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever