A SIBS e o MB WAY fizeram história nos pagamentos europeus com a realização da primeira transferência MB WAY internacional para outras operadoras de pagamentos instantâneos: Bizum (Espanha e Andorra) e BANCOMAT (Itália).
Com o objetivo de facilitar pagamentos pan-europeus e promover a interoperabilidade, a SIBS com o MB WAY, em parceria com a BANCOMAT e a Bizum, estabeleceram assim a interoperabilidade entre os seus serviços e realizaram as primeiras transações de pagamento instantâneas transfronteiriças, de acordo com o comunicado de imprensa enviado pela SIBS.
O lançamento aconteceu na Web Summit e pretende facilitar os pagamentos instantâneos entre os seus utilizadores.
“Para a empresa SIBS, este momento reflete o nosso compromisso com a inovação e em continuarmos, com o MB WAY, a ser pioneiros nos pagamentos europeus. Através da interoperabilidade nos pagamentos instantâneos vamos continuar a trazer novas funcionalidades e mais opções aos utilizadores MB WAY, fornecendo ferramentas para pagamentos rápidos, seguros e interoperáveis”, afirma Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS. “A capacidade de enviar e receber dinheiro instantaneamente entre Portugal, Espanha e Itália usando o MB WAY é uma evolução a nível europeu e estamos orgulhosos de liderar este esforço para uma Europa mais conectada e digital”, acrescenta.
Com o nome de código EuroPA – European Payments Alliance, esta iniciativa, que envolveu equipas de trabalho multidisciplinares das três soluções de pagamento, foi concluída em menos de um ano após o seu anúncio e “representa o primeiro passo para a interoperabilidade entre mais de 45 milhões de utilizadores e mais de 182 instituições financeiras”, reforça a SIBS em comunicado.
O serviço estará amplamente disponível a partir de 2025, inicialmente em Itália, Portugal e Espanha, com planos de expansão por toda a Europa.