Cibersegurança. O sistema financeiro global está a passar por uma transformação digital sem precedentes, acelerada pela pandemia. As empresas de serviços financeiros parecem-se cada vez mais com empresas de tecnologia e as empresas de tecnologia parecem empresas de serviços financeiros.
Nesta época de transformação, em que um incidente pode facilmente minar a confiança e transformar a inovação tecnológica em algo frágil e vulnerável, a cibersegurança é mais do nunca essencial, cabe-lhe assumir protagonismo.
Os ataques cibernéticos representam uma ameaça crescente para o sistema financeiro, para a estabilidade financeira. A confiança na integridade do sistema financeiro não pode ser posta em causa, é ela o motor de desenvolvimento do mundo global.
 
E são cada vez mais perigosos os ataques que ameaçam dados, registos, transações…
Antecipar, prevenir, estar um passo à frente, é o que é pedido aos players do sector financeiro, mas afinal como estar preparado?
 
Estas são algumas das recomendações, a serem implementadas em 2021 – 2024 e que resultam do “International Strategy to Better Protect the Global Financial System Against Cyber Threats”:
- Definir uma estratégia, clarificar papeis e responsabilidades
- Ciber-resiliência
- Reforçar as normas internacionais
- Resposta coletiva
- Formar especialistas em cibersegurança
- Desenvolver competências
- Transformação digital e inclusão financeira
Consulte o relatório completo aqui