Quantcast
Retalho

Receitas da Sonae MC aumentam para 4,7 mil milhões

Sonae MC

O volume de negócios da Sonae MC registou um crescimento de 9,2%, em 2019, face ao ano anterior, totalizando 4.702 milhões de euros, referindo o grupo liderado agora por Cláudia Azevedo e que tem em Luís Moutinho o CEO para a área do retalho, que no universo comparável de lojas essa evolução foi de 3%.

Certo é que esta variação representa o maior crescimento da empresa em mais de 10 anos, salientando a companhia que este desempenho positivo é transversal a todas as insígnias dentro da MC.

Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, salienta que a companhia executou “a estratégia de forma consistente”, continuando a fazer “progressos relevantes em todas as dimensões da experiência de compra, com uma proposta de valor atrativa e uma notoriedade de marca recorde”.

Os resultados indicam que, em termos de formatos, os hipermercados Continente apresentaram um sólido crescimento, enquanto os supermercados Continente Modelo e Continente Bom Dia revelaram um desempenho dinâmico, beneficiando da sua proximidade e conveniência, “atributos cada vez mais valorizados pelos consumidores”, admitem os responsáveis pelas insígnias.

As outras insígnias mantiveram um ritmo de desenvolvimento, com destaque para a internacionalização do negócio de Saúde & Bem-estar, através da aquisição da Arenal (uma empresa de retalho de parafarmácias e perfumarias, no noroeste de Espanha), concretizada logo no início de 2019.

As principais categorias cresceram acima do mercado, com destaque para as áreas alimentar, frescos e nutrição saudável. As vendas de marca própria também aumentaram, suportadas no lançamento de produtos inovadores e ajustamentos na gama.

Adicionalmente, a empresa “continuou a melhorar a experiência do cliente através de novos conceitos de loja e implementação de tecnologias inovadoras”, como, por exemplo, a nova app Cartão Continente, a app Continente Siga ou o serviço de pagamentos móveis).

O ano 2019 termina com a expansão do portfólio da Sonae MC, com a abertura de 91 lojas próprias (com destaque para 13 Continente Bom Dia e 3 Continente Modelo) e um acréscimo de 36 mil m2 de área bruta de venda. Isto faz com que a área de retalho do grupo Sonae tenha terminado 2019 com 1.228 lojas (incluindo franquias), correspondentes a 911 mil m2.

De referir que a Sonae MC abrange insígnias como Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia, Continente Online, Meu Super, Bagga, Go Natural, Dr. Wells, Note!, Well’s, Maxmat, ZU e Arenal.