Retalho

Dona do Continente com o “crescimento anual mais elevado” dos últimos dez anos

Dona do Continente com o “crescimento anual mais elevado” dos últimos dez anos

O volume de negócios da Sonae registou um crescimento de 8,1% em 2018, para um total de 5951 milhões de euros. Os resultados divulgados esta quinta-feira (21 de março) pela companhia, cuja liderança passa agora de Paulo Azevedo para a sua irmã Cláudia Azevedo, revelam um aumento do resultado líquido de 33,7% para um total de 222 milhões de euros.

No negócio de retalho alimentar – Sonae MC -, a companhia fala do “crescimento anual mais elevado da última década”, com o volume de negócios a crescer cerca de 7% para um total de 4158 milhões de euros.

De acordo com a Sonae, “este desempenho foi suportado por um crescimento LfL de 2,8% em 2018, assim como pela expansão da rede de lojas. É, ainda, de destacar, o rápido desenvolvimento do comércio eletrónico, com crescimento de dois dígitos durante 2018, motivado pelo aumento do número de clientes e do valor médio de compra.”

No final de 2018, a Sonae MC contava já com um total de 1085 lojas (incluindo franquiadas), mais 122 face a 2017, entre as quais três novas lojas próprias Continente Modelo e 13 novas lojas Continente Bom Dia. Este ano, a Sonae MC abriu já mais três Continente Bom Dia e uma unidade Continente Modelo.

Worten ganha ‘fôlego’
A Worten, insígnia que em 2018 foi alvo de vários investimentos e alargou a sua área de negócio, terminou o ano com um volume de negócios de 1,1 mil milhões de euros, um crescimento de 7,6 pontos percentuais face ao período homólogo.

Na nota enviada às redações, a companhia fala de um desempenho “impulsionado por um crescimento de LfL de vendas de 5,6% e por um crescimento de dois dígitos no comércio eletrónico (tanto em Portugal como em Espanha). Apesar do comparável desafiante, o LfL foi de 5,6% no 4T18 com as vendas da Worten a atingirem 343 milhões de euros, representando um crescimento de 8,1% face ao 4T17, com uma importante contribuição do período da Black Friday.”

A rede de lojas da Worten cresceu, com 17 novas unidades, e conta agora com 257 lojas na Península Ibérica.

Sports & Fashion em contraciclo
No que diz respeito à unidade Sonae Sports & Fashion, a companhia revela que o quarto trimestre do ano foi “positivo com crescimento acima de valores de referência do mercado”, com o negócio a registar um crescimento LfL de 7,2% e vendas de 104 milhões de euros neste período. Assim, em 2018, as vendas totais da Sonae S&F atingiram 369 milhões de euros, mais

Ângelo Paupério, Co-CEO da Sonae, sublinha que “2018 foi um ano de sucesso para a Sonae, que cresceu significativamente, melhorou rentabilidade e concluiu uma importante fase do seu desenvolvimento estratégico. Em termos de rentabilidade, o EBITDA recorrente cresceu 12,2% para 425 milhões de euros e o EBITDA total alcançou 483 milhões de euros, a que corresponde um crescimento de 26,7%. Gostaria igualmente de destacar a performance da Sonae MC que, num contexto de mercado exigente, manteve os seus níveis de rentabilidade de referência (…) 2018 fica igualmente marcado pelo esforço de otimização da estrutura organizativa do Grupo, com especial foco no reforço das equipas de gestão, assegurando competências e complementaridades que permitem uma maior autonomia, agilidade e consequente responsabilização, criando condições para melhor responder aos crescentes desafios de mudança dos cenários competitivos.”