A cadeia de retalho Mercadona anunciou o seu plano de expansão para este ano no território português. Ao todo são nove supermercados que abrem portas, localizados na região Norte de Portugal, nos distritos de Aveiro, Braga e Porto.
No distrito do Porto, os cinco novos supermercados irão situar-se no Porto (Rua Diogo Botelho), Matosinhos (Rua Óscar da Silva e Rua Veloso Salgado – Leça da Palmeira – Junto à Exponor), Vila do Conde (Av. General Humberto Delgado), Felgueiras (Rua Dom Manuel I, junto ao Estádio Dr. Machado de Matos) e em Valongo (Av. Oliveira Zina).
No distrito de Aveiro, dois novos supermercados Mercadona irão localizar-se em Espinho (Rua 19, junto ao acesso a A29) e em Santa Maria da Feira (Rua de Santo André).
Por último, no distrito de Braga, duas aberturas: Guimarães (Freguesia de Silvares – N206 – Junto à igreja de Silvares) e em Famalicão (Rua S. Julião – junto ao Estádio Municipal).
Com estas aberturas, a empresa irá criar 500 novos empregos. Todas estas lojas vão responder ao Novo Modelo de Loja Eficiente, que, segundo a empresa, representa uma poupança energética superior a 40% face a uma loja tradicional. Além disso, vão implementar o conceito de Loja 6.25. Este conceito de loja, inserido na Estratégia 6.25, pretende transmitir aos clientes e colaboradores as ações que estão a ser levadas a cabo em relação à redução de plásticos e à gestão de resíduos.