Marketing

Marketing e operações fortemente afetados pelo COVID-19

marketing_APPM_COVID_19

18% dos marketers viu o seu budget completamente eliminado, sendo mais preocupantes, segundo os dados do “Barómetro Impacto COVID-19” realizado pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM), os números registados em termos de operação das empresas em que 22% parou completamente as suas operações ou produção.

Com o perfil dos inquiridos deste estudo a incidir nos profissionais de marketing do mercado nacional, o formulário esteve aberto à audiência da APPM e foram recolhidos entre 19 e 25 de março.

Este primeiro barómetro da APPM revela também que 54% dos inquiridos considera não ter tido uma diminuição no esforço de comunicação ou pelo menos refere ser cedo para dizer. Apenas 14% decidiu parar totalmente qualquer comunicação.

Quanto à possibilidade do budget de marketing ter sido impactado, a maioria admite que sim, com 23% a responder que foi afetado em 100%.

No que diz respeito aos principais impactos sentidos no marketing, os destaques vão para lançamentos adiados, alteração de planeamento, pânico do e no mercado, dificuldade nos contactos, escoar stocks, entre outros.

Certo é que a grande maioria dos colaboradores já estão em trabalho remoto e a boa notícia é que mais de metade das empresas inquiridas poderá manter a sua atividade de forma remota ou num formato misto.

Relativamente ao impacto para profissional do marketing, 52% dos inquiridos manifestam que as empresas não vão ter problemas em cumprir com as obrigações salariais e/ou fiscais previstos para março e abril. Já o potencial cenário de cortes no departamento de marketing representa a preocupação dos profissionais participantes neste barómetro da APPM.

Entre os setores com maior expressão nos resultados no barómetro da APPM, destaque para os serviços de Marketing, Retalho, Automóvel e Turismo.

O barómetro está disponível em https://appm.pt/blog/noticiasappm/questionario-impacto-marketing-covid19/ e terá uma periodicidade de 20 dias a APPM, analisando a evolução do mercado e realidade do marketing em Portugal.