Quantcast
Retalho

Já são conhecidos os finalistas do programa ‘Mais Ajuda’

Já são conhecidos os finalistas do programa ‘Mais Ajuda’

Depois de recebidas mais de 700 candidaturas, foram selecionados projetos de seis instituições de solidariedade social e de seis startups, para dar novas resposta a problemas sociais nas áreas do ambiente, educação, tecnologia e integração social, com o Programa Mais Ajuda.

Perante o contexto atual provocado pela covid-19, o modelo de seleção dos vencedores foi ajustado aos novos tempos de distanciamento social. Os pitches, que iriam decorrer de forma presencial num evento final de anúncio dos vencedores, serão realizados em vídeo e o evento é substituído por um programa de rádio na Renascença, no fim de maio.

Os 12 finalistas foram selecionados segundo rigorosos critérios de avaliação relacionados com o impacto social do projeto, o seu potencial de crescimento, a maturidade e complementaridade da equipa, o grau de inovação do projeto e a sua viabilidade e sustentabilidade no tempo.

O Programa Mais Ajuda é promovido pelo Lidl Portugal em parceria com as rádios Renascença, RFM e Mega Hits e a Beta I.

O painel do júri responsável pela seleção das seis iniciativas vencedoras é constituído por Filipe Almeida, presidente da iniciativa Portugal Inovação Social; Isabel Figueiredo, adjunta do presidente do Grupo Renascença Multimédia; Luís de Melo Jerónimo, diretor Social Cohesion Programme da Fundação Calouste Gulbenkian; Pedro Rocha Vieira, CEO e Cofundador da Beta-i; e Vanessa Romeu, diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal.

As iniciativas vencedoras receberão, cada uma delas, o valor de 22 500 euros para implementação da sua proposta. Além do apoio monetário, os projetos vencedores irão receber mentoria, por parte da Beta-i, de modo a otimizarem o investimento e aumentarem a escala de alcance das suas ações e modelos de atuação.

Adicionalmente, o Lidl contribuirá ainda com 15 mil euros, para a posterior realização de um Business Hackathon – direcionado às IPSSs ou equiparadas –, no qual irão participar membros da comunidade de talento, empreendedorismo, entre outros parceiros externos, para identificarem e desenvolverem soluções para alguns dos desafios específicos destas instituições.