Quantcast
Nuno Esteves da Cruz

Serviço de interpretação de língua gestual no radar das empresas

Serviço de interpretação de língua gestual no radar das empresas

A Zonadvanced lançou no final de 2011, em parceria com a Liberty Seguros e o Hospital de Santa Maria, o Serviin, um serviço online de interpretação de língua gestual portuguesa que promove a acessibilidade entre surdos e empresas através do Portal do Cidadão Surdo. A Call Center Magazine falou com Nuno Esteves da Cruz, Diretor Comercial e de Marketing da Zonadvanced e tentou perceber de que forma se processa este serviço.

Em ano e meio de serviço, Nuno Esteves da Cruz, diz que o Serviin aumentou o número de clientes aderentes em cerca de 250% e os utilizadores registados no Portal do Cidadão Surdo em cerca de 325%, mas para o responsável pelo Marketing da Zonadvanced a maior conquista foi ter colocado “as necessidades da comunidade surda no radar das empresas e contribuirmos para incrementar a autonomia do cidadão surdo no seu dia-a-dia.”

O Serviin é o único serviço de interpretação de língua gestual portuguesa online em Portugal e um dos poucos na Europa e providencia um serviço que permite ao cidadão surdo, de acordo com Nuno Esteves da Cruz, “executar tarefas básicas no seu dia-a-dia, através do nosso apoio à interpretação no processo de comunicação. Por outro lado, disponibilizamos um meio às empresas que lhes permite atender os seus clientes surdos, independentemente do canal, seja telefónico ou presencial.”

 

Os serviços de vídeo-interprete, que funcionam de segunda a sexta das 9h às 17h, os serviço de interpretação offline, através de sites, corporate tv’s, blogs, etc; o serviço de interpretação online, através de televisão ou web-tv e através da interpretação em conferências e o serviço de comunicação direcionada, que funciona através do Portal do Cidadão Surdo e do Facebook, são todos prestados por uma equipa que atualmente conta com seis pessoas.

Para Nuno Esteves da Cruz, a grande vantagem do serviço “é a sua simplicidade” que diz ter “uma boa dose de tecnologia na sua conceção e funcionamento”. A sua utilização também é fácil, “o surdo estabelece uma chamada vídeo através do portal do cidadão surdo ou pelo número 12472, suportes exclusivos do Serviin, e o nosso intérprete estabelece uma chamada de voz com a empresa aderente com quem o surdo pretende comunicar.”

 

“Para usufruir do nosso serviço o surdo apenas necessita de ter internet e uma webcam no seu computador ou portátil para aceder ao portal do cidadão surdo e fazer o seu registo, e fica apto a usufruir do nosso serviço. Em alternativa, utilizando um telemóvel 3G, liga para o 12472 e realiza uma vídeo chamada. Neste último caso, fizemos acordos com os principais operadores portugueses e conseguimos que o contacto pelo 12472 tivesse um custo por minuto de 0,01 euros. Pensamos que esta é uma vantagem tremenda para os nossos utilizadores surdos, dado que este preço representa um desconto de mais de 99% sobre os valores de mercado para uma vídeo chamada.”

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever