Quantcast
Tecnologia

Sines recebe investimento de 3,5 mil milhões e cria um dos maiores centros de dados da Europa

Foi esta sexta-feira assinalado em Sines o lançamento de uma nova empreitada para a criação, por parte da Start Campus, de um dos maiores centros de dados da Europa.

Em comunicado, explica-se que a empresa norte-americana, detida pela Davidson Kempner Capital Management LP, em parceria com a Pionneer Point Partners, investirá até 3,5 mil milhões de euros para a criação desta infraestrutura.

O campus de Hyperscaler Data Centre terá uma capacidade de até 450MW, prevendo-se que este investimento crie até 1200 postos de trabalhos diretos altamente qualificados e 8000 novos empregos indiretos até 2025.

Apelidado Sines 4.0, este campus de centros de dados pretende dar “resposta à crescente procura de grandes empresas internacionais de tecnologia fornecedoras de serviços de streaming, social media, eCommerce, gaming, educação online, videoconferência, cloud computing e outros de processamento e armazenagem de dados e de aplicações empresariais.”

De acordo com o explicado, o megacentro de dados será a infraestrutura central de última geração no coração do projeto Sines 4.0© e combinará as necessidades da nova era da transição digital com a posição geográfica única de Portugal e de Sines, contribuindo significativamente para a transição energética de Portugal.

“A start campus tem o objetivo que o Sines 4.0 tenha uma pegada de carbono líquida zero, garantindo preços de energia competitivos a nível global, segurança, estabilidade e compliance em segurança de dados”, refere nota enviada às redações.

Confira as imagens do projeto: