Quantcast
Economia

Clima de consumo sobe na Europa após meses de queda

O clima de consumo subiu em janeiro na Europa, após dois meses de queda, revela o novo relatório da Gfk Portugal. Em comparação a dezembro, subiu de 12,8 pontos para 13,7. No entanto, as expetativas económicas, salariais e a disposição para adquirir algum produto ou serviço apresentaram variações negativas, comparativamente a dezembro de 2021.

 

As expectativas económicas variaram em menos três pontos em relação a dezembro, com Eslováquia (+ sete pontos), Irlanda, Alemanha, Turquia (+ seis pontos cada) e Portugal (+ dois pontos) a registarem subidas no que diz respeito a este indicador. No geral, a Alemanha é o país com melhores expectativas económicas (23 pontos).

Já o indicador das expectativas salariais caiu um ponto, com Alemanha e Finlândia a registarem as maiores subidas (+ dez pontos cada). Portugal subiu três pontos face a dezembro e passa a apresentar um indicador positivo (dois pontos), enquanto, no geral, a Bulgária é o país com melhores expectativas salariais (26 pontos).

 

Quanto à propensão para comprar agravou-se em menos dois pontos, relativamente a dezembro. Áustria e Eslováquia registaram as maiores subidas (+12 e + dez pontos, respetivamente) e, Portugal subiu três pontos, mas manteve o indicador negativo. No geral, Itália e Hungria são os países com maior propensão para comprar (28 e 27 pontos, respetivamente).

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever