Economia Circular

H&M impulsiona transição para moda circular e sem desperdícios

H&M impulsiona transição para uma moda circular

A H&M Foundation lançou uma nova edição do Global Change Award, iniciativa que está à procura de ideias radicais que possam acelerar a transição de uma indústria da moda linear para uma indústria circular e sem desperdícios. Os vencedores da iniciativa beneficiarão de uma bolsa de um milhão de euros e de um programa de aceleração da inovação.

De acordo com a organização sem fins lucrativos, em 2016 foram enviadas mais de 2800 candidaturas de 130 países, com inovações como pele fabricada a partir de resíduos da produção de vinho, fios digitais tecidos em peças de roupa para facilitar os processos de reciclagem e nylon com um impacto positivo sobre o ambiente, fabricado a partir de água, resíduos vegetais e energia solar.

“Agora no seu terceiro ano, o Global Change Award tornou-se mesmo numa força positiva na indústria da moda. Mostrou ser um verdadeiro catalisador para os vencedores, proporcionando-lhes apoio e acesso a uma valiosa rede para que possam introduzir as suas inovações no mercado de forma mais rápida e mais bem preparada. Estou muito curioso para saber que inovações revolucionárias iremos receber desta vez”, explica Karl-Johan Persson, membro do conselho da H&M Foundation e CEO do Grupo H&M.

Os vencedores serão escolhidos por um painel de jurados que inclui especialistas das áreas da moda, ambiente, circularidade e inovação e terão a oportunidade de viajar até Estocolmo, Nova Iorque e Xangai.

“O consumo sustentável e responsável é o caminho a seguir. Temos de encontrar novas formas de produzir o que usamos e de usar inteligentemente o que temos. O Global Change Award é uma iniciativa importante para conseguir isso. Ao reutilizar, reciclar e reaproveitar de forma intencional e pensada, podemos impulsionar melhorias significativas e radicais no nosso mundo”, acrescenta o Professor Edwin Keh, CEO do The Hong Kong Research Institute of Textiles and Apparel e membro do júri.