Um relatório recentemente divulgado pela Michael Page relativamente à procura de profissionais especializados em Supply Chain, mostra que também em Portugal está a sentir-se a falta de profissionais neste setor.
Segundo o explicado, a maioria da procura incide sobre quadros médios e superiores, sendo que, segundo a consultora, seriam precisos entre 5 a 10 mil novos profissionais para dar resposta às necessidades imediatas do mercado.
Ainda de acordo com o mesmo segmento, Grande Lisboa e Grande Porto são as zonas do país onde a procura por este tipo de profissionais é maior, com as cidades de Setúbal, Braga, Leiria e Guarda a surgirem de seguida.
Os perfis mais procurados pelas empresas, incluem Director de Compras e Supply Chain, Logistics Manager Industrial, Responsável de Fluxos e Distribuição, Supply Planner e Gestor de Tráfego.
Filipe Forte, Senior Manager de Logistics, Procurement & Supply Chain da Michael Page, sublinha: “As tendências do Supply Chain passam pelo acompanhamento do digital, do e-commerce, da profissionalização do setor (ainda um pouco tradicional), na adaptação ao Last-Mile, bem como pela preocupação na satisfação do cliente, que é cada vez mais exigente. Candidatos que acompanhem estas tendências terão mais perto de ter sucesso neste setor”.
“A adaptação do setor de SCM, tornando-se mais ágil, resiliente e focado na economia circular é uma alavanca para um mundo mais sustentável e crucial para todas as empresas. Em Portugal, tem existido uma excelente capacidade de reação e de adaptação ao mercado, as empresas têm conseguido ajustar-se, na sua maioria, às novas tendências, aconselhando-se connosco e reajustando tanto os perfis como as suas necessidades”, acrescenta Filipe Forte.