O complexo logístico Rainha Green Logistics Park, localizado na Azambuja, foi formalmente pelo grupo Aquila Capital ao seu novo inquilino. Em comunicado, a empresa destaca que este é o primeiro grande investimento ligado à logística, fazendo parte do fundo Aquila Capital Southern European Logistic.
Localizado num dos epicentros logísticos do país, a cerca de 40 km a Norte de Lisboa, a apenas 8 km do acesso às autoestradas A1 e A10, perto da estação ferroviária de Vila Nova da Rainha, o complexo logístico, de dois edifícios, que entrará agora em funcionamento está implantado numa área total de 178 mil metros quadrados, cumprindo os mais exigentes critérios de eficiência e sustentabilidade para garantir a redução de emissões de dióxido de carbono, essenciais para obter a certificação BREEAM, a mais importante na área da sustentabilidade a nível mundial.
Em termos de sustentabilidade, explica-se em comunicado, durante a fase de construção, 132.000 metros cúbicos de solo escavado foram reutilizados para terraplenagem, e foram usados materiais de construção cobertos por Declarações Ambientais de Produto. O projeto incorpora também uma bacia de retenção de água, que promove a drenagem natural da água da chuva, sem necessidade de ligação à rede pública.
Dotado de carregadores para veículos elétricos e um parque para bicicletas, o Rainha Green Logistics Park conta também com diversos painéis fotovoltaicos instalados na cobertura dos edifícios, com a energia a servir para autoconsumo.
Além disso, o complexo acolhe o maior armazém frigorífico individual em Portugal, de aproximadamente 8.000 m², concebido para minimizar as cargas térmicas e potenciar a eficiência energética.
“A entrega deste complexo representa um marco muito importante para a Green Logistics e consolida o primeiro de muitos projetos da Green Logistics neste país. Este é um projeto de referência na área da logística sustentável, com uma grande preocupação com a sustentabilidade ambiental e o território, e não poderíamos ter começado de melhor forma em Portugal”, afirma Jens Hoeper, responsável da área de Gestão de Investimento em Logística na Aquila Capital.