O Porto de Sines encerrou o primeiro semestre de 2024 com um crescimento homólogo de 14% no total global de carga movimentada, destacando-se a Carga Contentorizada, com um crescimento homólogo de 25%, a que corresponde uma movimentação da ordem dos 989.000 TEU (1TEU = 1 Contentor de 20 pés), indica o comunicado de imprensa enviado às redações.
Já no que diz respeito à movimentação por terminal, o Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, anunciou ter sido responsável por 50% do volume total de carga do porto, seguido pelo Terminal de Granéis Líquidos, com 43%.
“De referir ainda o Terminal Multipurpose, que começa a dar os primeiros passos no sentido da recuperação da perda dos volumes associados ao carvão, com um crescimento de 74%, face ao mesmo período de 2023, correspondendo a 303.000 toneladas”, enfatiza a comunicação.
A nota de imprensa, refere ainda que este terminal tem movimentado cargas como minério de ferro, diferentes cargas de projeto, gesso, ureia ou granulado de madeira.
De acordo com o comunicado de imprensa, há ainda destaque para as exportações, com um crescimento homólogo de cerca de 7%, com o maior aumento a registar-se na carga destinada a Países Terceiros.
“Espera-se que 2024 seja um ano de franco crescimento no Porto de Sines, principalmente ao nível da carga contentorizada, onde se prevê que o porto registe a marca dos 2 milhões de TEUs”, concluiu a comunicação.