O Porto de Sines manteve a 14ª posição no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia (EU), de acordo com a PortEconomics, que fez uma análise do mercado marítimo-portuário europeu.
Segundo Theo Notteboom, co-fundador e co-diretor da iniciativa, Sines destaca-se pela positiva entre os 15 principais portos europeus, a par de Gioia Tauro e Pireu, tendo sido os únicos três portos a registar uma variação positiva em 2023.
De acordo com o comunicado de imprensa, o Porto de Sines regista também o segundo maior ganho de tráfego de carga contentorizada no período de 2007-2023, e o terceiro maior crescimento europeu no período de 2022-2023, com um total de 1.665.308 TEU (em português, unidade equivalente a vinte pés) movimentados, “mantendo assim a sua trajetória de crescimento no panorama europeu, contrariando o decréscimo sentido na movimentação de contentores na União Europeia”.
No total, os 15 principais portos europeus movimentaram 72,3 milhões de TEU em 2023, menos 5,6% do que em 2022, “reflexo da situação económica e geopolítica mundial”, explica o comunicado.
Os três principais portos (Roterdão, Antuérpia-Bruges e Hamburgo) registaram uma quebra de tráfego perto dos 7%, correspondendo a um decréscimo de mais de 5% no que diz respeito ao volume de TEU movimentados.
Os portos de Roterdão e Antuérpia-Bruges mantém a sua posição no topo do ranking, com uma movimentação total de 13,4M TEU e 12,5M TEU, respetivamente.
De recordar que o Terminal de Contentores do Porto de Sines instalou seis novos pórticos de parque totalmente automatizados, mais dois pórticos de cais recentemente adicionados e 12 novos camiões com atrelado, resultados dos investimentos da PSA Sines no projeto de expansão do terminal, que antecipa “uma quase duplicação da sua capacidade de movimentação anual, de 2,7 milhões de TEU para 4,2 milhões de TEU até 2030”, salienta a comunicação.
 PSA SINES mantém aposta na automatização com a chegada de 6 novas gruas