Quantcast
Sustentabilidade

LIDL dá passo para operações mais verdes e incorpora camião elétrico

O LIDL Itália confirmou durante os últimos dias ter passado a integrar nas suas operações de transporte de mercadorias um camião elétrico. Segundo o explicado, este novo marco da retalhista surge após uma parceria colaborativa entre a LC3 Transporti e a Scania.

Este novo transporte tem um alcance de cerca de 250 km e está equipado com uma caixa refrigerada de 23 europaletes refrigeradas a nitrogénio líquido, uma combinação fornecida pela LC3 Trasporti que permite reduzir completamente o CO2 , poeira fina e emissões de NOX e para eliminar a poluição sonora.

 

De referir também que o Scania BEV (Battery Electric Vehicle) está equipado com chassi de 3 eixos, possuindo um motor elétrico com potência contínua de 230 kW (313 HP) e pico de 295 kW (401 HP), enquanto a caixa frigorífica prevê a possibilidade de obtenção de duas áreas distintas para o transporte de mercadorias até diferentes temperaturas de armazenamento.

“Nosso objetivo de longo prazo é a descarbonização do transporte e o lançamento deste novo veículo industrial elétrico a bateria é um passo importante nessa direção. Esta é uma jornada que começou há anos e que hoje nos coloca entre os protagonistas de uma logística amiga do ambiente, podendo incluir uma frota cada vez mais movida a combustíveis alternativos. Graças à parceria virtuosa com a Scania e LC3 colocamo-nos como pioneiros do transporte pesado sustentável e somos orgulho em poder anunciar o lançamento do nosso primeiro veículo elétrico”, afirmou Luca Ros, diretor de logística do LIDL Itália.