O Grupo Garland avançou que estabeleceu uma nova parceria estratégica que envolve a Garland Transport Solutions e a Streck, empresa suíça com 75 anos de experiência no setor.
De acordo com o comunicado de imprensa, esta colaboração permitirá à Garland fortalecer os seus serviços de transporte terrestre de e para a Suíça, ampliando a sua presença no mercado europeu.
A Garland Transport Solutions vai oferecer saídas semanais de Lisboa e Porto para Basileia, garantindo um serviço de recolhas e entregas em todo o território suíço. O tempo de trânsito estimado é de quatro a cinco dias úteis, “proporcionando uma solução eficiente e competitiva para mercadorias como grupagem, cargas gerais, mercadorias perigosas (ADR) e cargas com temperatura controlada”, refere a comunicação.
De acordo com a AICEP, as trocas comerciais entre Portugal e a Suíça “têm mostrado um crescimento consistente nos últimos anos”. Já segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a Suíça foi o 15.º cliente das exportações portuguesas de bens em 2023, com uma quota de 1,0%, ocupando a 22.ª posição ao nível das importações (0,5%). Desta forma, a comunicação também refere que a balança comercial de bens foi favorável ao nosso país, tendo apresentado um excedente de 235 milhões de euros no ano passado.
“Esta parceria visa precisamente atender a esta dinâmica comercial, proporcionando um serviço logístico robusto que facilita o fluxo de mercadorias entre os dois países”, explicou Giles Dawson, CEO da Garland Transport Solutions, empresa de transportes do Grupo Garland.
Antes desta parceria, a Garland já operava na Suíça há mais de 20 anos, com saídas regulares de duas vezes por semana para Basileia. Com a Streck, o serviço da Garland vai passa a cobrir toda a Suíça, com operações otimizadas a partir do terminal de Basileia, incluindo descargas/cargas diretas para Less Than Truckload (LTL) e Full Truckload (FTL) em todo o território suíço.
“Com 1.200 colaboradores e uma filosofia alinhada com os valores da Garland, a Streck reforça a nossa capacidade de resposta às crescentes exigências do mercado suíço. A parceria com a Streck não só permite à Garland expandir a sua rede de serviços, como também garantir a resiliência necessária para operar com eficiência em tempos de incerteza”, rematou Giles Dawson.