Quantcast
Transporte de passageiros

Espanha testa alta velocidade com comboio a hidrogénio

Hidrogénio comboio

O setor dos transportes está em franca evolução e são cada vez mais as alternativas aos combustíveis fósseis, depositando-se grande expetativa no hidrogénio. Agora, em Espanha, está a ser testada uma solução deste tipo, nomeadamente num comboio de alta velocidade.

O Talgo Vittal One, o veículo que está em testes, está em testes na zona de Las Matas junto a Madrid em Espanha, sendo previsto que os primeiros comboios entrem em funcionamento já em 2023, operados pela Renfe, a operadora de alta velocidade em Espanha. Os primeiros modelos deverão operar primeiro na zona de Madrid e depois na província de Extremadura.

 

O disruptivo comboio pode circular com recurso a energia elétrica ou com pilha de combustível a hidrogénio, sendo que nas suas composições está instalado um vagão que funciona como hub para recolha e processamento de dados.

 

Destinado a circuito de curta distância, o comboio testado pela Talgo deverá ter uma autonomia em modo 100% livre de emissões de 800 quilómetros, com um consumo de apenas 0,25 kg H2/km.

Subscreva a nossa newsletter e não perca os principais projetos em termos de mobilidade na cadeia de abastecimento.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever