A InPost vai lançar em Portugal um novo programa denominado Envio sem Etiquetas, que pretende reduzir o uso de papel e tinta das etiquetas que acompanham as encomendas enviadas ou devolvidas.
De acordo com o comunicado de imprensa, os utilizadores que levantem ou enviem as suas encomendas para um Ponto Pack da InPost não precisam de imprimir etiquetas em casa. Para o fazerem, basta mostrar no ecrã do telemóvel um código QR.
“A InPost quer fazer parte da procura por um modelo de consumo mais sustentável sem renunciar a fazer ou comprar o que gostamos, e acreditamos que gestos tão simples como eliminar o papel de algumas das nossas operações comuns têm um grande impacto na redução das emissões e na melhoria da sustentabilidade no nosso quotidiano como empresa e como utilizadores”, explicou Nicola D’Elia, CEO para Portugal Espanha e Itália do Grupo InPost.
Segundo a nota de imprensa, este sistema sem papel vai trazer também “um impacto positivo na experiência do utilizador”, isto porque os procedimentos para levantar uma encomenda ou fazer uma devolução serão simplificados se o utilizador não tiver de procurar, imprimir e levar consigo quaisquer etiquetas ou papel para o Ponto Pack.
Como parte desta iniciativa, a empresa de logística informa ainda que irá fornecer aos Ponto Pack impressoras, papel e tintas sustentáveis que serão utilizadas para imprimir os itens necessários nos casos em que não seja possível eliminar as etiquetas de papel. A CEO para Portugal, Espanha e Itália do Grupo InPost explica que esta é uma das várias “medidas que foram implementadas na nossa empresa para alcançar o nosso objetivo de ser Net Zero até 2040”.