Quantcast
Logística

Aquila Group adquire complexo logístico no Norte de Portugal

ACSEL adquire complexo logístico no Norte de Portugal Direitos Reservados

O Aquila Capital Southern European Logistics Fund (ACSEL) anunciou a aquisição de um complexo logístico ‘sustentável’ em Gandra, na zona do Grande Porto.

De acordo com o comunicado de imprensa, a instalação de 16.570 m2, totalmente arrendada por um período de 20 anos, reforça o compromisso do ACSEL em expandir a sua carteira de ativos logísticos sustentáveis no Sul da Europa, considerando tendências como o crescimento do e-commerce e a otimização das linhas de abastecimento.

 

A infraestrutura, recentemente concluída e desenvolvida pela Green Logistics, a empresa do Aquila Group especializada na área de logística, está situada perto dos principais polos de transporte, incluindo a cidade do Porto (25 km), o Aeroporto do Porto (26 km) e o Porto de Leixões (29 km).

A nota de imprensa refere ainda que o complexo deverá obter a certificação BREEAM Very Good e conta com sistemas avançados de gestão de água, incluindo uma bacia de retenção e pavimento permeável, além de promover o transporte sustentável com estações de carregamento para veículos elétricos e estacionamento para bicicletas.

 

A aquisição deste complexo expande o portefólio do ACSEL para uma área arrendável total de 250.000 m2, incluindo cinco complexos totalmente arrendados e gerando uma receita bruta de aluguer estimada em 13,5 milhões de euros até ao final de 2024, com um prazo médio ponderado de arrendamento (WALT) de 16 anos em todos os imóveis.

A comunicação refere também que, este negócio, eleva o valor de mercado do portefólio para 320 milhões de euros com uma receita bruta total de aluguer de 18 milhões de euros, considerando as transações adicionais já asseguradas.

 

“Esta aquisição fortalece o portefólio do ACSEL num dos mercados logísticos mais dinâmicos do Sul da Europa. Com este ativo de alta qualidade, continuamos a fornecer retornos estáveis para os nossos investidores, garantindo o cumprimento de padrões de sustentabilidade. O contrato de arrendamento de longo prazo garante fluxos de receita previsíveis e está alinhado com a nossa estratégia de nos focarmos em complexos logísticos totalmente arrendados e sustentáveis”, explicou Till Schulz-Eickhorst, Managing Director e Head of Fund Management Sustainable Infrastructure na Aquila Capital.

Com um portefólio de ativos em crescimento em Portugal, Espanha e Itália, o ACSEL já assegurou compromissos de capital de 360 milhões de euros de investidores institucionais de primeira linha na Europa e está a prosseguir ativamente novas aquisições. O objetivo do fundo é alcançar um volume total de investimento de 1,5 mil milhões de euros.

 

Para Christian Holste, Head of Client Advisory e Business Development na Aquila Capital, acrescenta, “os ativos logísticos sustentáveis apresentam uma oportunidade atrativa para os nossos investidores, especialmente em mercados como Portugal, onde a procura continua a crescer”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever