A Decathlon, fundada em 1976, está a iniciar uma nova fase da sua vida sob a liderança de Javier López, que substitui, anunciou esta quinta-feira a retalhista, Barbara Martin Coppola como CEO.
Barbara Copolla liderou a empresa desde 2022, focando-se em tornar a Decathlon uma marca desportiva multiespecialista, comprometida com as pessoas, a sociedade e o planeta.
“Gostaria de agradecer à Bárbara pelo trabalho impactante que realizou nos últimos três anos. Hoje, a DECATHLON é uma marca desportiva cada vez mais reconhecida em todo o mundo pelos seus produtos, pelos seus compromissos e pelo seu impacto positivo. À medida que a DECATHLON inicia uma nova fase na sua história, tenho total confiança no Javier e na sua capacidade natural de unir as pessoas para impulsionar a nossa ambição e identificar alavancas novas para um crescimento sustentável, ao mesmo tempo que fortalece ainda mais a nossa cultura humana e inclusiva”, afirma Julien Leclercq, Chairman DECATHLON Group.
Javier López, com 26 anos de experiência na Decathlon, tem um histórico de sucesso em várias áreas, incluindo digital, logística e retalho. Ele liderou a Decathlon na Alemanha e em Espanha, e mais recentemente atuou como Chief Value Chain Officer Global.
“Estou particularmente honrado pela confiança do Julien e de toda a administração, e agradeço à Bárbara, com quem tive o prazer de trabalhar no Executive Committee. Como Decathloniano há 26 anos, estou orgulhoso do trabalho que realizámos ao longo deste tempo para levar as maravilhas do desporto a cada vez mais pessoas em todo o mundo. Juntos, com todos os nossos colegas, iremos, com determinação, entusiasmo e humildade, acelerar o nosso desenvolvimento económico e os nossos esforços para cumprir os nossos compromissos humanos e ambientais”, afirma Javier López, CEO DECATHLON.
Nos últimos três anos, a Decathlon cresceu significativamente, reduzindo as suas emissões de CO2 em 13% através de modelos circulares e energias mais limpas. A empresa também renovou a sua identidade de marca e a experiência do cliente, com o e-commerce a representar agora 20% das receitas. Além disso, a Decathlon fortaleceu parcerias com atletas e eventos desportivos globais, incluindo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.
A transição de liderança visa fortalecer a competitividade e o crescimento da Decathlon, mantendo o seu compromisso com valores humanos e ambientais.