Quantcast
agricultura

Vitacress torna-se a primeira Flagship Farm da McDonalds

Vitacress torna-se a primeira Flagship Farm da McDonalds

A McDonald’s e a organização Food Animal Initiative (FAI) atribuíram a distinção europeia ‘Flagship Farm’ à Quinta da Azenha, exploração agrícola da Vitacress, situada em Odemira. A ‘Flagship Farm’ é uma iniciativa desenvolvida pelas organizações que pretende premiar as melhores práticas agrícolas de explorações europeias.

A Quinta da Azenha, a primeira Flagship Farm portuguesa, localizada no Sudoeste alentejano e Costa Vicentina, tem cerca de 130 hectares de solos de areia clara onde são cultivados os vegetais que compõem o mix de salada, a alface Iceberg e as mini cenouras fornecidas à McDonald’s.

“A McDonald’s atribui esta distinção à Quinta da Azenha, da Vitacress, pelo conjunto de práticas na gestão e produção das alfaces de folhas jovens e Iceberg, nomeadamente formação profissional qualificada e reconhecida no setor fornecida a todos os trabalhadores; estratégia de fertilização do solo através de culturas como o sorgo e legumes na qualidade de adubos verdes que são plantados de forma a capturarem os nutrientes disponíveis na terra, sendo, em seguida, picados e incorporados nela, para lhe fornecerem matéria orgânica adicional e nutrientes para a cultura seguinte; redução do uso de agroquímicos através da implementação de estratégias de controlo naturais em que se destaca a utilização da Mostarda Caliente em crescimento, a qual, quando cortada e picada, produz um isotiocianato de biogás fumigador, que ocorre naturalmente e contribui para a eliminação de várias doenças e pragas originadas no solo; implementação do “Plano de Ação para a Biodiversidade” que contribuiu para estabelecer um conjunto de objetivos biológicos e ambientais; e adoção do programa Conservation Grade or Fair to Nature Scheme”, explica a McDonald’s em comunicado.

Jorge Ferraz, diretor-geral da McDonald’s Portugal, refere que “é com orgulho que distinguimos a Vitacress, através da Quinta da Azenha, com o programa Flagship Farm, que premeia as quintas agrícolas com as melhores práticas ambientais, sociais e económicas. A McDonald’s disponibiliza este e outros exemplos europeus num site próprio, para que quem desenvolva um negócio no setor agrícola ou pecuário e queira melhorar as suas práticas, possa aí adquirir informação técnica e know-how em várias áreas. Esta partilha de conhecimento é uma grande mais-valia para quem deseja fazer crescer o seu negócio.”

Por sua vez Luís Mesquita Dias, diretor-geral da Vitacress, revela que “a  Vitacress Portugal sente-se naturalmente honrada com esta distinção recebida de um dos seus clientes mais exigentes. A nossa missão como empresa não se esgota no fornecimento de produtos de qualidade a um preço competitivo. Ela tem em conta a preservação do ambiente onde operamos, o contributo económico e de bem-estar social para a comunidade em que nos inserimos e a valorização dos nossos colaboradores. Tudo isso se reflete na forma de gerir as nossas quintas, garantindo a sustentabilidade da empresa e da região e fazendo por merecer a distinção que a McDonald’s nos concedeu.”

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever