Vestuário, calçado ou artigos de moda, viagens para férias, bilhetes para espetáculos ou eventos desportivos e livros são as categorias de produtos que os portugueses, que já compram online, mostram maior intenção de compra no futuro.
As conclusões são do estudo Barómetro E-Commerce, produzido pela Marktest, que avançou também que estas são também as categorias de bens mais compradas em ambiente online pelos consumidores portugueses.
O setor do vestuário, calçado ou artigos de moda destaca-se, sendo indicado por mais de 70% dos portugueses que compram online como fazendo parte do seu cabaz de compras.
Já as viagens (54%) e os bilhetes (51%) são categorias que também superam os 50% de referências, situando-se a aquisição de livros nos 48%. As categorias que mais cresceram relativamente a 2024 foram os artigos de decoração para o lar, assim como filmes e música, com crescimentos de mais de 3 pontos percentuais.
Relativamente à forma como os portugueses pagam as suas compras online, o MBWay passou a ser, pela primeira vez, a forma de pagamento mais utilizada pelos portugueses, com um crescimento de quase 500 mil utilizadores, para um universo de mais de 4 milhões de compradores online a pagar com MBWay.
O multibanco ou referência multibanco passaram a ser a segunda opção mais usada, por cerca de 3,8 milhões.
O estudo é uma análise regular ao comércio eletrónico, lançado em 2021, e que faz um levantamento global, e também do período mais recente, relativamente a tipos de compras de bens e serviços, as lojas utilizadas, os meios de pagamentos, as preferências, a avaliação de qualidade e o grau de satisfação.