Em comunicado, o grupo sueco explica que as condições de mercado continuaram a melhorar, registando-se “um forte desenvolvimento” em mercados como a China e a América do Norte e uma tendência positiva na Europa.
“O ano financeiro de 2014 foi um bom ano para a IKEA. Estou feliz por ver crescimento em todos os canais de venda: nas lojas já existentes, nas novas lojas e nas vendas online. Alcançámos marcos importantes no sentido de sermos energeticamente independentes e vimos aumentar em 58%, as vendas de produtos que contribuem para uma vida mais sustentável em casa. A Sustentabilidade é parte integrante da nossa estratégia de negócio”, refere o Presidente e CEO da empresa, Peter Agnefjäll.
O Grupo IKEA conquistou, em 2014, quota de mercado em quase todos os mercados em que está presente e entrou num novo país, a Croácia. Os maiores mercados, em termos de vendas, foram a Alemanha, os EUA, a França, a Rússia e o Reino Unido.
“Temos um plano de crescimento bastante ambicioso e, ao mesmo tempo, estamos determinados em ter um impacto positivo nas pessoas e no planeta. A nossa dimensão dá-nos uma oportunidade única de fazer a diferença e contribuir para uma mudança positiva na sociedade, como, por exemplo, tornando a iluminação mais eficiente, acessível e atractiva para milhões de pessoas”, continua Peter Agnefjäll.
O Grupo IKEA revela ainda que em 2014, cerca de 200 milhões de euros foram reservados para financiar o novo programa de fidelização Tack! e a quantia para o programa One IKEA Bonus aumentou para 98 milhões de euros.