Quantcast
 

Vendas de telemóveis continuam a cair

Vendas de telemóveis continuam a cair

No terceiro trimestre deste ano foram vendidos em Portugal 1, 13 milhões de unidades de telemóveis, uma queda de 18% em relação ao mesmo período de 2011, de acordo com o indicado no estudo “IDC European Mobile Phone Tracker”.

Apesar desta queda, as vendas aumentaram 4,7% relativamente ao segundo trimestre de 2012. Durante o terceiro trimestre registou-se ainda uma descida de 32% nas vendas de telefones tradicionais, menos 679 mil unidades em relação ao período homólogo.

Para além disso, foram vendidas 451 mil unidades de smartphones, o que representa um crescimento de 21% face ao mesmo período do ano anterior.

 

Francisco Jerónimo, responsável europeu de research da área de telefones móveis da IDC explica que “o terceiro trimestre foi o pior período de vendas de Verão de sempre no mercado de telemóveis em Portugal, devido à forte queda do segmento dos telefones tradicionais e à contração da procura no segmento de smartphones. Mas, o mercado beneficiou de um ligeiro aumento na procura quando comparado com o trimestre anterior. No período de Verão verifica-se uma maior compra de telefones tradicionais por parte dos emigrantes portugueses, que precisam de estar contactáveis durante as férias em Portugal, o que levou a um ligeiro crescimento das vendas face ao trimestre anterior”.

O estudo conclui que a sustentar o mercado continuam os telefones de baixo preço e as novidades de gama alta, em especial os telemóveis da Apple e da Samsung.

 

A venda de telemóveis deverá manter-se sem sinais de crescimento significativos em 2013.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever