Este investimento de modernização envolveu o recurso a novas tecnologias, novos processos de fabrico e infraestruturas e pretende “dar resposta ao grande potencial de desenvolvimento na área de produção alimentar”.
A Fábrica de Santa Iria reúne a produção de margarinas e cremes para barrar, caldos (Knorr), gelados (Olá) e cones.
Uma das novidades introduzidas foi a construção de uma fábrica de cones para Cornettos, garantindo a redução do tempo de aprovisionamento e um produto mais fresco. Para além disso, o Hall de produção foi remodelado com nova maquinaria e tecnologia e na fábrica de gelados Olá as linhas de cones e de copos foram automatizadas e modernizadas.
“Com as novas linhas de produção, a Fábrica de Santa Iria verá crescer as suas exportações de 30% para 50% da produção, assumindo um perfil europeu, com grande relevância no panorama industrial da Unilever e no tecido empresarial português. Espanha e Itália (gelados), Espanha Alemanha e Holanda (margarinas) e Espanha, França e Reino Unido (caldos Knorr) são os principais mercados de exportação dos produtos da Fábrica de Santa Iria”, refere a Unilever Jerónimo Martins em comunicado.
No final de 2013, as fábricas de Santa Iria produziram 70 mil toneladas de produtos alimentares, das quais cerca de um terço para exportação. Nesse ano, a fábrica de margarinas e cremes para barrar exportou 13% da sua produção, da produção de caldos Knorr foram exportados 65% e dos gelados Olá 54%.