Quantcast
Retalho

Supermercado para combater desperdício alimentar já está online

e-commerce

Chama-se GoodAfter.com e é o primeiro supermercado online português criado para combater o desperdício alimentar, oferecendo exclusivamente produtos que estão perto da data preferencial de consumo e com preço reduzido. Numa nota enviada às redações, os responsáveis pelo projeto explicam que a plataforma estará também disponível no mercado espanhol e disponibilizará bens alimentares e não-alimentares.

 O objetivo, diz a plataforma, é “ajudar os consumidores a poupar e a evitar o desperdício alimentar, sensibilizando-os para o tema dos prazos de consumo.” Já os produtos disponibilizados vão desde bens alimentares, como enlatados e conservas, a produtos não alimentares como champôs, amaciadores, produtos de limpeza, entre outros.

Chantal de Gispert, co-fundadora da GoodAfter.com, explica que “2016 foi declarado pela Assembleia da República como o ano do combate ao desperdício alimentar. E todos os dias são desperdiçados milhares de produtos que poderiam ser consumidos, sem que a segurança alimentar seja posta em causa. A GoodAfter.com ajuda a combater esse desperdício. Queremos despertar e consciencializar as pessoas para a necessidade de comportamentos de consumo ambientalmente mais responsáveis, que permitam uma redução do volume de resíduos alimentares e para tal nada como oferecer às pessoas, de forma imediata, a contrapartida por tal comportamento: reduções de preços até 70%.”

A plataforma não comercializará produtos fora do prazo de consumo, mas apenas produtos com data de consumo preferencial, a data até à qual as marcas asseguram a qualidade ótima do mesmo. A partir dessa data e uma vez que a segurança alimentar dos produtos não esteja em causa, os mesmos podem ser consumidos e comercializados de forma legal.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever