Cerca de 20 estabelecimentos comerciais da Baixa do Porto investiram cerca de um milhão de euros na sua requalificação, com obras que melhoraram as condições das lojas, das fachadas e que criaram melhorias ao nível da segurança.
O projeto batizado de ‘Baixa Alive’ foi feito ao abrigo da Medida Comércio Investe, numa candidatura conjunta promovia pelo IAFE, uma associação empresarial sem fins lucrativos que se dedica á informação, investigação económica e empresarial.
“Com este apoio aos empresários da baixa portuense pretende-se incentivar o consumo no comércio tradicional e contribuir para dinamizar esta zona da cidade, local de ruas emblemáticas para o comércio, e de grande afluência tanto de consumidores como de turistas, já que é contíguo à área declarada como Património Mundial pela UNESCO”, refere o IAFE em comunicado.
Para além do investimento realizado na requalificação dos estabelecimentos comerciais, foi ainda desenvolvido um website e uma página de Facebook para o projeto.
Entre os comerciantes aderentes estão a Casa das Colchas, Comer e Chorar por Mais, Cotton Woman, De Porto e Alma, Farmácia Sá da Bandeira, Destilaria, Ideiatex, Machado Joalheiro, John Tweed, Marcolino, Misako (dois estabelecimentos), Moldursant, Óptica do Porto, Óptica Portuense, Óptica do Bolhão, Ponto das Artes, Porto de Magia, Perfumaria Tinoco, Teresinha Carteiras, e Tajmahal.