Quantcast
Sustentabilidade

Sonae Tech Hub é o edifício mais sustentável em Portugal

O Sonae Tech Hub é, segundo a Sonae, o edifício construído de raiz mais ecoeficiente em Portugal e um dos 100 melhores a nível mundial.

“O Sonae Tech Hub, o mais recente edifício de escritórios do Sonae Campus, na Maia, foi distinguido com a Certificação LEED – Leadership in Energy & Environmental Design pelo United States Green Building Council, uma das mais reconhecidas entidades mundiais de certificação de projetos imobiliários sustentáveis”, explica o grupo em comunicado.

De acordo com o comunicado, o edifício, que representa um investimento de cerca de 11 milhões de euros, recebeu a Certificação LEED de nível “Platinum”, com uma pontuação de 89 pontos, a mais elevada atribuída até hoje a um edifício em Portugal e que premeia as suas características ambientais.

O edifício tem uma área bruta superior a 6.900 metros quadrados, repartida por quatro pisos acima do solo, a que acresce dois pisos de estacionamento subterrâneo.

Além disso, beneficia de 570 metros quadrados de painéis solares, que permitem uma redução de 40% nos consumos de eletricidade, iluminação 100% LED de baixo consumo com regulação automática em função da luz exterior.

Além disso, beneficia também do uso eficiente da água com o aproveitamento de águas pluviais e de um conceito que privilegia o ambiente interior, nomeadamente a nível da qualidade do ar e o conforto térmico.

Segundo a metodologia LEED, um edifício só pode ser considerado “ecoeficiente” se for capaz de proporcionar aos seus ocupantes um ambiente interior saudável, confortável e atrativo, sem que tal penalize mais do que o estritamente necessário o ambiente exterior.

Para os elevados níveis de ecoeficiência alcançados contribuíram os princípios ambientais adotados desde a fase inicial do projeto, os quais se refletiram na arquitetura que privilegia a luz natural, no aproveitamento ou reciclagem dos resíduos de construção e aposta em materiais sustentáveis (entre eles os desenvolvidos pela Sonae Indústria e Sonae Arauco) ou nos equipamentos que registam um desempenho superior a nível ambiental.