A Sonae, através da Sonae SR, celebrou um acordo para a aquisição de uma participação de 50% no capital da sociedade detentora da marca Salsa, a IVN – Serviços Partilhados, comunicou esta quinta-feira. Esta operação enquadra-se na estratégia da Sonae, que prevê o reforço da sua presença global, a diversificação de estilos de investimento e a potenciação dos seus ativos e competências.
Criada em 1994, a Salsa é uma marca internacional de jeanswear de origem portuguesa, reconhecida pelo seu espírito empreendedor e desenvolvimento de produtos inovadores. Afirmando-se como uma companhia verdadeiramente global, a Salsa está hoje presente em cerca de 2.000 pontos de venda em 32 países, um volume de negócios de 106 milhões de euros, dos quais 56% nos mercados internacionais.
Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, afirma: “A Salsa é hoje uma das melhores marcas portuguesas de moda, pelo que estamos muito satisfeitos com a celebração desta parceria que reforça a nossa estratégia de criação de um portefólio distintivo de marcas de retalho e a presença internacional das nossas atividades.”
Por sua vez, Filipe Vila Nova, CEO da Salsa (que continuará a liderar os destinos da empresa), afirma: “A Salsa, pela sua reconhecida cultura de inovação, está em total sintonia com a Sonae, que tem na Inovação um dos seus principais valores. Esta joint-venture permite prosseguir com o caminho de desenvolvimento da marca, abrindo novas perspetivas e oportunidades de crescimento”.
De acordo como comunicado, “esta parceria vai contribuir para o acelerar da expansão internacional da Salsa, sendo também mais um contributo para o desenvolvimento de competências críticas que permitirão alavancar o crescimento do portefólio de marcas da Sonae SR Sports & Fashion.
A concretização da operação está dependente do cumprimento de premissas do acordo, nomeadamente da sua aprovação pela Autoridade da Concorrência, estando igualmente dependente da obtenção de um conjunto de acordos com terceiros.
Esta parceria vai contr