Quantcast
Retalho

Sonae contrata Trond Kongrød para acelerar internacionalização da Inovretail

A Sonae IM anunciou esta segunda-feira ter nomeado Trond Kongrød para CEO da Inovretail, “o braço de investimento da Sonae e um investidor líder em tecnologia de retalho”, juntando-se a André Sousa e Hugo Lopes, a equipa que até aqui tem gerido este ‘braço’ da Sonae.

Com mais de 25 anos de experiência em liderança no setor do retalho e empresas tecnológicas, o norueguês focar-se-á em acelerar a internacionalização da Inovretail, sendo que, em nota de imprensa, a Sonae explica o software desenvolvido pela “empresa é usado por retalhistas como a Levi’s e a Adidas para canalizar capacidades omnicanal e recursos digitais às lojas”.

 

“Com um conhecimento abrangente e profundo das especificidades do setor em toda a Europa, Trond Kongrød ingressou na Inovretail após seis anos como SVP EMEA da StrongPoint, uma empresa focada em logística de comércio eletrónico, soluções de pagamento e redução de custos para retalhistas. Além da posição de SVP, durante os últimos 4 anos Trond Kongrød foi responsável por estabelecer e fazer crescer a StrongPoint em Espanha, operando a partir de Madrid. Antes da StrongPoint, Trond acumulou uma vasta experiência no retalho, ocupando cargos de nível C em retalhistas de eletrónica de consumo e alimentar”.

Trond Kongrød, CEO da Inovretail afirma: “o impacto da Covid-19 foi enorme para os retalhistas e hoje percebemos o quão extenso será ainda. O retalho físico não morreu durante a pandemia, mas os consumidores passaram a comprar muito mais online. Isto significa que uma abordagem omnichannel é, agora, uma necessidade para todos os proprietários de lojas de retalho. Esta é uma grande janela de oportunidade para a Inovretail apoiar os retalhistas tradicionais a crescer num cenário novo e muito competitivo. As soluções de software únicas, aliadas a uma equipa de especialistas muito qualificada e pronta a desenvolver e a vender soluções omnicanal de vanguarda, apoiadas pela Sonae IM, foi uma oportunidade de liderança que simplesmente não podia recusar.”

“Estamos muito satisfeitos com a vinda do Trond para a nossa equipa e por partilhar a sua visão entusiástica para o futuro da Inovretail. Qualquer cofundador procura pessoas que partilhem da mesma paixão por inovação e soluções incríveis para os clientes. Estou muito entusiasmado com o que estamos a construir e muito otimista quanto ao futuro”, explica André Sousa, Cofundador da Inovretail.

Hugo Lopes, CTO da Inovretail, declara: “Estamos entusiasmados com o que o futuro nos reserva com a entrada de Trond na Inovretail. A experiência e visão estratégica do Trond serão fundamentais para dimensionar e atender ao crescimento que todos queremos alcançar. Mal posso esperar para começar esta nova fase, entusiasmado com o futuro.”

“Está claro que as lojas vão continuar a desempenhar um papel importante no retalho, mas são precisos novos recursos para responder às expectativas dos clientes. Acreditamos que o produto da Inovretail está posicionado de forma única para ajudar os retalhistas com recursos omnicanal e digitais que se vão tornar o padrão na experiência de loja. O Trond traz um historial de empresas de retalho, tecnologia e scaling que vão ajudar a empresa a acelerar o seu crescimento internacional”, acrescenta Eduardo Piedade, CEO da Sonae IM.