Quantcast
 

Saiba quais as tendências de consumo para 2012

Saiba quais as tendências de consumo para 2012

A Trendwatching, empresa independente que analisa tendências de consumo, elaborou um apanhado com as 12 tendências que vão marcar o consumo em 2012.

“Red Carpet” (tapete vermelho) é uma das tendências que a Trendwatching aponta para 2012. Com a crescente importância dos chineses no mundo, “os tapetes vermelhos serão estendidos em todos os lugares onde políticos e CEO chineses coloquem os pés”.

“Diy Health” (Saúde: faça você mesmo) é a ideia que os consumidores irão, cada vez mais, monitorar a sua saúde de forma autónoma, através de novos aplicativos e aparelhos tecnológicos. Um exemplo é a aplicação criada pela Lifelens para os smartphones, que permite diagnosticar a malária. O aplicativo analisa uma gota de sangue e identifica os parasitas da doença.

 

A procura de ofertas, descontos, talões e cupões também marcará o ano de 2012 para a Trendwatching: a tendência “Dealer-Chic” ganha assim força com a crise económica. Os consumidores têm menos dinheiro para gastar e a “caça” ao desconto, para além dos benefícios económicos, traz uma sensação de “inteligência e controlo, fazendo com que se transforme numa fonte de status também”.

“Eco-Cycology” é a tendência da reciclagem que mostra a importância que os consumidores dão aos objetos que adquiriram no passado. Incentivar a reciclagem é a aposta das marcas, que como a Nike recicla ténis gastos e reutiliza-os em superfícies atléticas e playgrounds, bem como outros produtos da marca.

 

“Cash-Less” marca mais uma investida em 2012 pela construção do futuro sem dinheiro. A tendência consiste no pagamento de produtos através de aparelhos móveis, com aplicações de tecnologia PayPass Mastercard, por exemplo.

Impulsionada pela globalização a tendência “Bottom of the urban pyramid” marcará 2012 mais do que nunca. Os consumidores pertencentes a este “estrato social”, com menos recursos financeiros, serão oportunidade para as marcas pois “também têm desejos materialistas e estéticos”.

 

As aplicações para os aparelhos móveis continuaram em 2012 a marcar posição no consumo. Os smartphones estão sempre ligados, com GPS, o que significa que os consumidores vão, cada vez mais, divulgar dados a seu respeito, sobre onde estão ou o que estão a fazer.

Apesar de muitas tendências estarem ligadas à novidade, a “Flawsome” é a tendência identificada pela Trendwatching que lembra que as empresas também falham, e ao mostrarem-no “tornam-se mais humanas e próximas do consumidor”.

 

“Screen Culture” é a manifestação de todas as tendências que surgirão. A “cultura do ecrã”, “omnipresentes, móveis, baratos, sempre ligados, interativos e intuitivos, por meio de ecrãs sensíveis ao toque, tablets e por aí adiante”, marcarão os consumidores.

A revenda e troca de produtos nunca foram tão fáceis. Em 2012 a “troca por desconto” será a nova compra.

A publicidade “além do convencional” vai ser adotada por várias marcas em mercados emergentes.

O próximo ano marcará ainda, segundo a Trendwatching, a viragem para os QR codes.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever