Com o nome “2020 Future Value Chain: Building Strategies for the New Decade”, o estudo surgiu no seguimento do Programa Future Value Chain, que observou durante vários anos o sector do retalho e bens de consumo para perceber que novos “desafios” devem ser tomados para dinamizar o mercado. Para o desenvolvimento deste projecto contribuíram a Capgemini, HP e Microsoft.
Os objectivos identificados como prioritários para o retalho estão expressos em quatro pontos. “Tornar o negócio mais sustentável”, é o primeiro objetivo; o segundo, “Otimizar a partilha na cadeia de abastecimento”; o terceiro, “Maior envolvimento com os consumidores que utilizam tecnologia”; e o quarto, “Servir a saúde e o bem-estar dos consumidores”.
“A utilização das novas tecnologias tem contribuído, fortemente, para aumentar o ritmo de mudança constante, que tem vindo a pautar as necessidades dos consumidores nos últimos anos. É chegado o momento de nos sentarmos com os nossos parceiros de negócio e conversar sobre quais as novas formas de trabalhar em conjunto que nos permitirão servir melhor os consumidores do ano 2020. Estamos muito entusiasmados com o que o futuro nos reserva,” refere Dr. Gerd Wolfram, Managing Director da Metro Systems, e Co-Chairman do 2020 Future Value Chain.