Quantcast
Retalho

Retalho sobe ao palco na Expo RH 2026

Retalho marca presença na ExpoRH 2026 com casos práticos e mesas-redondas Direitos Reservados

O setor do retalho vai ser também destaque na ExpoRH 2026, iniciativa da SKOLAE Formação marcada para 25 e 26 de março, no Centro de Congressos do Estoril, com várias sessões do programa centradas em desafios de gestão de pessoas em operações de grande escala, como formação, rotação de funções, turnover e integração de Inteligência Artificial (IA) no trabalho.

No dia 25, às 10h00, realiza-se a mesa-redonda “A distância entre conhecimento e ação: Como transformar a formação em valor acrescentado”, com foco na importância de planos de ação individuais, no papel das “equipas mentoras”, em escalar step by step novas competências e em descomplicar os KPI’s.

 

Participam Ana Cordeiro, Chefe de Divisão de Valorização e Saúde Ocupacional da Câmara Municipal de Odivelas, Catarina Ferreira, Head of Talent, Development & Learning do LIDL, e Cláudia Caeiro, Coordenadora da Academia Corporativa do Grupo ETE.

Ainda no dia 25, às 10h40, realiza-se a intervenção/caso prático “Job rotation para enfrentar o turnover”, centrado na substituição da rotina pelo desenvolvimento de novas competências, no aumento da empregabilidade interna e no reconhecimento e confiança na capacidade de crescimento do colaborador, com Isabel Balsas, Country Manager da NORMAL.

 

Às 14h30, na sala 2, decorre o caso prático “IA: novo colega de trabalho sempre disponível”, que aborda como a IA generativa se instala nas empresas, a nova composição das equipas com a integração de “colegas digitais” e a necessidade de repensar a estrutura organizacional, com Ana Costa Freitas, do Ml&AI Hub Directo da Sonae MC.

Já no dia 26, às 9h45, realiza-se o caso prático “Valorização do tempo ‘pessoal’”, centrado no desempenho profissional num mundo em que o tempo tem fronteiras cada vez mais diluídas e na forma como o tempo é visto como ativo ou como custo, tanto do ponto de vista do colaborador como do empregador. A sessão conta com Magda Ferreira, Diretora de Pessoas e Bem-Estar da Casa Mendes Gonçalves.

 

No dia 26, às 10h15, realiza-se a mesa-redonda “O envolvimento das pessoas com o trabalho está a diminuir?”, com Daniela Perestrelo, Communication People da Nestlé.

Também no dia 26, às 16h10, realiza-se a mesa-redonda “Espaços de experimentação”, dedicada a processos de descoberta, experimentação, repetição, transferência e aplicação, e à discussão sobre se este modelo é viável para a maioria do tecido empresarial português e como o tornar mais acessível. A sessão conta com Mafalda Linhol, Head of Global People & Organization no IKEA.

 

Veja aqui o programa na íntegra.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever