Quantcast
 

Executivos procuram acompanhar ritmos de mudança

Executivos procuram acompanhar ritmos de mudança

O maior inquérito feito até agora a executivos de topo revela um aumento significativo no número de organizações que prevêem «alterações substanciais» nas suas empresas para o futuro.

O Estudo Global CEO 2008 da IBM revela um aumento significativo no número de organizações que prevêem «alterações substanciais» nas suas empresas para o futuro. Oitenta e três por cento dos administradores inquiridos afirmou acreditar que estas mudanças se processariam ao longo dos próximos três anos. Esta percentagem representa um aumento de 28% em relação a 2006, altura em que foi revelada a anterior edição deste estudo.

 

 

Os mesmos executivos reconhecem, no entanto, que a sua capacidade de gerir com sucesso estas alterações se manteve praticamente constante, registando-se apenas quatro pontos de melhoria relativamente ao inquérito de 2006.

 

A relação entre os dois factores – as mudanças esperadas no futuro em oposição à capacidade demonstrada no passado de os gerir com sucesso -, é referido no estudo como “fosso de mudança”. Este índice é três vezes superior ao registado em 2006, indicando que a capacidade para gerir a mudança tem crescido menos do que a expectativa de futuras alterações.

 

 

Por outro lado, os directores executivos referem-se ao novo perfil dos clientes (mais exigentes, mais informados e mais interessados), à globalização e à tecnologia, como as principais tendências que os levarão a fazer alterações no futuro. De acordo com os gestores, estas tendências terão um impacto positivo nas suas empresas e representam uma oportunidade para criar diferenciação competitiva, o que aumentará os seus investimentos.

 

 

O Estudo Global CEO 2008 (o maior inquérito feito até agora a executivos de topo) foi feito com base em 1.130 entrevistas pessoais a líderes de empresas e de entidades governamentais de 40 países e de 32 sectores de negócio, incluindo 8 executivos portugueses. Este estudo, cuja terceira edição &e

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever